Percurso de leitura de textos em microcomputador: proposta de metodologia de investigação

Autores

  • Ana Cláudia de Souza UFSC - Florianópolis - SC
  • Ronaldo Lima UFSC - Florianópolis

Resumo

O propósito deste estudo é examinar o processamento em leitura de texto projetado na tela do microcomputador, por meio de um software que permite mapear os percursos realizados durante a leitura, com vistas à compreensão textual. Tnsta-se de pesquisa exploratória, da qual participaram dois estudantes do Curso de Letras da UFSC. A investigação se propõe apresentar uma testagem alternativa para as pesquisas em leitura.

Biografia do Autor

Ana Cláudia de Souza, UFSC - Florianópolis - SC

Graduação em Letras Português/Inglês pela Unesc (1995). Pós-doutorado (2006), doutorado (2004) e mestrado (1998) em Lingüística pela UFSC. É professora do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Ronaldo Lima, UFSC - Florianópolis

Possui doutorado em Sciences Du Langage - Université de Nice Sophia Antipolis - França (1995), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990) e graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987). É professor do departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua também como docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução - UFSC. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Tradução, atuando principalmente nos seguintes temas: tradução, lexicologia, língua de especialidade e ensino de língua estrangeira.

Downloads

Publicado

2003-01-01

Edição

Seção

Artigo