Eleição 2014 na rede social: cultura remix e os imaginários ideológicos das capas da revista Veja
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2015v12n2p689Resumo
Este trabalho analisa a produção de sentidos das capas remixadas da revista Veja que circularam na rede social Facebook no segundo turno da eleição presidencial de 2014, considerando a sua pluralidade significativa (ao serem integradas as linguagens verbal e visual) e a sua divulgação em meio digital. Teoricamente, valemo-nos do conceito imaginário sociodiscursivo (CHARAUDEAU, 2006; 2013) e do conceito de ironia (CHARAUDEAU; MAINGUENEAU, 2012; DUCROT, 2001). A análise mostra que, tanto nas capas de Veja quanto nas capas remixadas de Veja, foram selecionadas imagens e palavras com vistas a influenciar ideologicamente a opinião do leitor no processo eleitoral, podendo levá-lo a mudar o seu voto.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados passam a ser de direito da Revista Fórum Linguístico, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original.
Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.