Teoria da relevância e análise sociorretórica de gêneros textuais: análise de correlações entre chamadas de capa e respectivos textos chamados

Autores

  • Fábio José Rauen Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2012v9n1p68

Resumo

Este estudo pertence ao Projeto “Teoria da relevância e análise sociorretórica de gêneros textuais”, cujo objetivo é analisar interfaces teóricas e conceptuais dessas duas linhas de pesquisa a partir de corpora de gêneros jornalísticos. Neste artigo, avaliam-se as correlações entre chamadas de capa e o conjunto lead e texto chamado, argumentando que os estímulos ostensivos da chamada de capa e do lead do texto chamado formam um todo com o corpo principal do texto chamado no qual os primeiros funcionam como elementos direcionadores da escala focal do último. Para dar conta dessa hipótese, destacou-se a chamada de capa 27 e respectivo texto chamado 33 de Caldeira (2007, p. 77 e 114) sobre a proibição de publicidade externa na cidade de São Paulo, coletada da edição de 27 de setembro de 2006 de Folha de S. Paulo.

Biografia do Autor

Fábio José Rauen, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutor em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

Downloads

Publicado

2012-07-25

Edição

Seção

Artigo