Os processos materiais em notícias jornalísticas: seleção de parâmetros descritivos e análise de suas correlações

Autores

  • Gesieny Laurett Neves Damasceno Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Violeta Virginia Rodrigues Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2017v14n2p2096

Resumo

Na Gramática Sistêmico-Funcional, a transitividade é concebida como o sistema responsável por codificar as experiências humanas. Baseado nessa perspectiva, este trabalho objetiva identificar as diferentes configurações que processos do tipo material podem assumir em contextos interativos específicos e reconhecer as motivações discursivas para essas codificações. Com vistas a alcançar esses objetivos, selecionamos oito parâmetros descritivos, que permitem analisar, mais sistematicamente, as escolhas efetuadas no âmbito do sistema de transitividade. Além disso, com o intuito de conhecer o grau de interdependência existente entre os fatores linguísticos, estimamos as correlações entre os parâmetros selecionados. O recorte de análise é formado por 131 cláusulas do tipo material, constitutivas de 31 textos pertencentes ao gênero notícia jornalística. A análise dos dados, feita por meio de Mapas Auto-Organizáveis e da estimativa da correlação simples, permitiu entrever, por exemplo, a relação existente entre as expressões metafóricas e a ocultação das entidades agentivas.

Biografia do Autor

Gesieny Laurett Neves Damasceno, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Letras Vernáculas/Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Violeta Virginia Rodrigues, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora Doutora do Departamento de Letras Vernáculas, Setor de Língua Portuguesa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2017-06-23

Edição

Seção

Artigo