Um olhar panorâmico sobre a aprendizagem de línguas mediada pelo computador: dos drills ao sociointeracionismo

Autores

  • Ricardo Augusto de Souza UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5007/fragmentos.v26i0.7761

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma visão geral do conjunto de práticas pedagógicas conhecido como “ensino de línguas mediada pelo computador”. Tomando como elemento balizador considerações sobre a história do desenvolvimento deste campo, o artigo buscará enfatizar suas raízes profundas nas perspectivas sobre o ensino de línguas estrangeiras dominantes em diferentes épocas. Uma discussão detalhada é feita acerca do papel da Internet nos dias de hoje. O artigo é concluído com reflexões acerca da área no contexto brasileiro.

Biografia do Autor

Ricardo Augusto de Souza, UFMG

possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestrado em Estudos Lingüísticos (2000) e doutorado em Lingüística Aplicada (2003), ambos também pela Universidade Federal de Minas Gerais. Durante o doutoramento, realizou estágio de um ano no Horwood Language Centre/Department of Linguistics and Applied Linguistics da University of Melbourne, na Austrália. Atualmente é professor adjunto de Língua Inglesa da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Edição

Seção

Artigos