Emily Dickinson: literary images and post-media representations

Autores

  • Solange Ribeiro de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5007/fragmentos.v34i0.8847

Resumo

Evocando o leitor de produtos da cultura de massa contemporânea, segundo o modelo de Umberto Eco, o texto analisa algumas representações pós-mídia da persona e da vida de Emily Dickinson. Contempla especialmente uma série de cartuns intitulada The writer at work, disponível no endereço <http://www.cabanonpress.com/News/news-5.ED.htm> em outubro de 2005. Rastreando relações entre essa representação e algumas imagens recorrentes nos poemas, o ensaio detém-se na seqüência de cartuns como marcadores da recepção contemporânea à obra da poeta. O ensaio observa também o contraste entre a simplicidade das imagens e o experimentalismo de seus poemas.

Biografia do Autor

Solange Ribeiro de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1956) e doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1962), além de Livre Docência na Universidade de Londres (!983) e pós-doutorados nas Universidades de Chapel Hill ( 1980-82) e Califórnia, Berkerley ( 1987). Tem publicado extensamente na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: critica cultural, literatura e as outras artes, semiotica das artes, critica feminista e literatura pós-colonial.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2008-12-15

Edição

Seção

Artigos