Relationships between cohesion and coherence in essays and narratives

Autores

  • José Luiz Meurer UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/fragmentos.v2i1.2036

Resumo

Este estudo lingüístico examina relações existentes entre a soma de elementos coesivos em textos escritos (usando o sistema criado por Halliday e Hasan, 1976) e o grau de coerência geral destes textos. Para a coleta de dados, dois grupos de 7 sujeitos, falantes nativos de inglês ouviram duas gravações, uma narrativa e um ensaio, e, com auxilio de um "outline" reproduziram as gravações por escrito. Em cada texto reproduzido, executou-se uma contagem rigorosa dos 5 tipos de elementos coesivos de acordo com Halliday e Hasan. Os textos foram, também, classificados hierarquicamente, por oito juízes fora deste estudo, de acordo com sua percepção subjetiva da coerência global dos textos. Os resultados revelaram a existência de uma correlação acentuada entre o numero de elementos coesivos e a coerência observada nos ensaios. Entretanto, esta correlação não foi verificada nas narrativas. Além disso, a análise dos padrões de elementos coesivos demonstrou que os dois diferentes tipos de texto (ensaios e narrativas) formam elos semânticos utilizando agrupamentos diferentes de elementos coesivos. Conclui-se 1) que pode haver uma relação entre coerência global e elementos coesivos em certos tipos ("genres") de textos, mas que esta relação não é constante; 2) que diferentes tipos de textos apresentam padrões diversos de ligações coesivas; 3) que a relação entre coesão e coerência deve ser investigada dentro de textos de mesmo tipo ("genre").

Biografia do Autor

José Luiz Meurer, UFSC

Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina e exerce a função de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Inglês. Possui graduação em Letras - Licenciatura em Português / Inglês pela Faculdade Católica de Filosofia, Ciência e Letras de Bagé (1972), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1978), mestrado em Lingüística - Georgetown University (1981) e doutorado em Lingüística - Georgetown University (1985).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

1987-01-01

Edição

Seção

Artigos