Lixo marinho em ambientes costeiros: o caso da Praia Grande no município de São Francisco do Sul/SC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2018v33n66p11

Resumo

O lixo marinho é uma realidade diagnosticada em diversos estudos ao longo do mundo que apontam impactos nos organismos marinhos, nos processos ecológicos, na paisagem, no turismo e na economia local. O presente estudo tem como objetivo a caracterização desta realidade para o litoral norte catarinense, na Praia Grande, município de São Francisco do Sul/SC. A metodologia de aquisição de lixo marinho em 5 parcelas de 100 m no ambiente praial propiciou a coleta de um total de 137,13 kg de lixo marinho. O plástico foi o material com maior expressividade, com 79,19%, seguido dos seguintes materiais: borracha (6,79%), vidros (6,67%), couro (4,16%), tecido (2,04%). Os demais tipos de materiais possuem baixa representatividade, com peso total inferior a 1%. A pesquisa indicou que na área de estudo podem ocorrer acumulações de lixo marinho na ordem de mais de 7.130 kg em um ano.

Biografia do Autor

Ênio Oscar Stelmack, Universidade da Região de Joinville - Univille

Possui graduação em Biologia Marinha pela Universidade da Região de Joinville - Univille.

Celso Voos Vieira, Universidade da Região de Joinville - Univille

Possui Graduação em Geografia com Mestrado e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, área de concentração em Utilização e Conservação de Recursos Naturais (UCRN) na linha de pesquisa em Oceanografia Costeira e Geologia Marinha. Atua como docente nos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Biologia e Biologia Marinha, Engenharia Civil e Arquitetura da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Destaca-se a experiência na área de Geociências, com ênfase na Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: geologia e geomorfologia costeira, sensoriamento remoto, cartografia e Sistemas de Informações Geográficas (SIG).

Marta Jussara Cremer, Universidade da Região de Joinville - Univille

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e doutora em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (2007). É docente na Universidade da Região de Joinville, lecionando no Bacharelado em Biologia Marinha. É docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Meio Ambiente da Univille e no Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFSC. Suas linhas de pesquisa incluem Ecologia Animal, Qualidade Ambiental e Saúde, Conservação e Políticas Publicas de Meio Ambiente.

Caroline Kroll, Universidade da Região de Joinville - Univille

Bióloga graduada pela Universidade da Região de Joinville (Univille). Mestre e doutoranda em Saúde e Meio Ambiente pela Universidade da Região de Joinville (Univille). 

Downloads

Publicado

2018-03-02

Edição

Seção

Artigos