A caracterização das regiões metropolitanas catarinenses e o estatuto da metrópole

Autores

  • Sergio Torres Moraes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Antonio Guarda Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gabriela Stein Zacchi Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2177-5230.2018v33n67p38

Resumo

Caracterizar Regiões Metropolitanas solicita uma organização abrangente, envolvendo diversos municípios numa dinâmica elaborada. No Brasil, para atender a essa solicitação, foi aprovado em 2015 o Estatuto da Metrópole, uma lei federal que estabelece critérios mais rigorosos para a instituição de Regiões Metropolitanas do que os existentes até então. Buscamos entender aqui em que medida a caracterização atual das Regiões Metropolitanas de Santa Catarina se contrapõe aos critérios de caracterização sugeridos pelo Estatuto da Metrópole. Este estudo parece indicar que a adoção dos critérios estabelecidos no Estatuto da Metrópole é um bom ponto de partida para evitar a pasteurização de unidades territoriais, o que pode trazer dificuldades na gestão e a eleição de prioridades para o planejamento territorial.

Biografia do Autor

Sergio Torres Moraes, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1983); especialização em Estudo e Restauro de Monumentos pela Universidade La Sapienza, Roma, Itália; mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2006), com "sanduiche" de um ano na Universidade da California em Berkeley. De março de 2015 a março de 2016 conduziu pesquisa de Pós Doutorado na École Normale Superiore (ENS) de Paris, departamento de geografia, sobre resiliência urbana e regional. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina atuando junto ao curso de graduação Arquitetura e Urbanismo e professor permanente do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Pós Arq) na área de concentração História, Urbanismo e Arquitetura da Cidade.

Antonio Guarda, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010), e doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016-2020). É Coordenador Estadual de Base Territorial em SC, responsável pela cartografia censitária do IBGE a mais de 15 anos.

Gabriela Stein Zacchi, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2011), mestranda em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2016-2018). Atualmente é pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, com enfoque nas áreas de Dinâmicas Urbanas e Regionais e Políticas Territoriais.

Downloads

Publicado

2018-05-22

Edição

Seção

Artigos