Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL

MISSÃO. A Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL tem por missão disseminar resultados de pesquisas científicas na grande área da Administração, especializando-se em Gestão Universitária e Educação Superior, com vistas a contribuir para o desenvolvimento científico, formação e o aperfeiçoamento de profissionais universitários.

FOCO E ESCOPO. A Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL é um periódico que possui como foco estimular a pesquisa e o debate sobre questões emblemáticas que atingem a Gestão Universitária e a Educação Superior na América Latina, apresentando resultados de pesquisas científicas em formato de artigos que são publicados quadrimestralmente em formato eletrônico no endereço www.gual.ufsc.br, com acesso livre e irrestrito ao seu conteúdo.

Público Alvo: Pesquisadores e Gestores que desenvolvam suas atividades (atividades de pesquisa ou profissional) sobre a área Gestão Universitária e Educação Superior.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação dos artigos é feita por pares, pelo método Double Blind Review, onde cada artigo é avaliado por dois pareceristas especialistas na área com elevada titulação acadêmica. Por este sistema, os arquivos são avaliados sem a identificação de autoria.

AVALIAÇÃO

O processo de avaliação dos artigos submetidos ocorre em duas etapas, e passa por um sistema de revisão dupla (double blind review):

Primeira etapa: consiste em uma avaliação preliminar do Editor Chefe em conjunto com um membro do Corpo Editorial Científico, sempre que o Editor Chefe julgar necessário, que analisa a adequação dos trabalhos segundo a linha editorial da Revista, sua adequação ao escopo, e aspectos como contribuição e ineditismo do texto. Somente os trabalhos considerados por editores e conselheiros como relevantes para a comunidade e, em particular, para os leitores do periódico, prosseguirão para as demais etapas de avaliação.

Segunda Etapa: os originais dos artigos são encaminhados para a apreciação de dois pareceristas integrantes do Corpo de avaliadores, conforme o sistema blind review. Os critérios para a avaliação dos artigos levam em conta relevância do tema, originalidade da contribuição nas áreas temáticas da Revista, clareza do texto, adequação da bibliografia, estruturação e desenvolvimento teórico, metodologia utilizada, conclusões e contribuição oferecida para o conhecimento da área.

A Revista GUAL busca atender as diretrizes para periódicos advindas da CAPES, de modo a manter a qualificação. Dessa forma, há limitações para publicações de artigos com autorias cujo vínculo institucional seja a UFSC. Como a demanda nesta instituição é elevada, um artigo poderá levar anos até que se tenha o retorno desejável.

 

Periodicidade

A periodicidade da Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL a partir de 2011 é quadrimestral e o recebimento das submissões é ininterrupto. De 2007 a 2010 a periodicidade foi anual.

As edições são publicadas no primeiro mês do quadrimestre: Janeiro-Abril; Maio-Agosto; e Setembro-Dezembro. Pode haver também o lançamento de edição Especial no mês de Dezembro.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. O público primário é composto por pesquisadores, professores e estudantes que desenvolvem estudos e pesquisas sobre temas voltados as áreas temáticas da Revista.

 

Arquivamento

Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL se preocupa com o acesso ao conteúdo a longo prazo. Caso ocorra algum sinistro nos servidores, os arquivos digitais da revista estão preservados na Rede Cariniana, que utiliza o programa LOCKSS. O LOCKSS cria um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes, o qual permite que elas criem  arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

 

CAPES e ANPAD

A Revista GUAL é classificada no Qualis da CAPES como B2, na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Acesse aqui os critérios considerados pela CAPES para a área.

A Equipe Editorial da Revista também segue as normas contidas no Manual de Boas Práticas da Publicação Científica da ANPAD. Clique aqui para acessar o documento.

 

Estatísticas e Métricas - Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL

Awstats - julho 2012 - junho 2017

Google Acadêmico - Artigos mais citados

Metabase - Estatísticas Counter e Google Analytics 2017