Análise da relação do IGC com o nível de integração virtual nas IES de melhor desempenho no Brasil

Autores

  • Bruno César Linhares da Costa Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Isadora Rebeca Andrade de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Natália Veloso Caldas de Vasconcelos UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Jamerson Viegas Queiroz UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Fernanda Cristina Queiroz UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Dalliane Vanessa Pires Andrade UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2012v5n1p48

Resumo

O Sistema de Ensino Superior se constitui sob uma base multidimensional para atendimento de diversas necessidades de transformação dos diversos atores da sociedade. No Brasil, o SINAES – Sistema Nacional de Avaliação Ensino Superior – busca essa perspectiva e, para isso, utiliza, além de outros índices e métodos de avaliação, do IGC – Índice Geral de Cursos – o qual resume em um único indicador, para cada universidade, os resultados particulares dos cursos de graduação, mestrado e doutorado. Nesse sentido, definiu-se como objetivo deste estudo verificar a relação do Índice Geral de Cursos (IGC) com o nível de integração virtual com os egressos das universidades que conseguiram os melhores índices (entre 4 e 5). Assim, fez-se uso de uma abordagem metodológica do tipo qualitativa com objetivos de caráter exploratório através de pesquisas bibliográfica e documental. Por fim, conclui-se que a existência de uma página eletrônica que mantêm um vinculo com o egresso não influencia no Índice Geral de Curso.

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Publicado

2012-01-01

Edição

Seção

Artigos