O plano de desenvolvimento institucional e o projeto pedagógico institucional de universidades públicas: limites organizacionais

Autores

  • Djair Picchiai EAESP_FGV

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2012v5n3p23

Resumo

Observa-se a dificuldade de planejamento nas Universidades devido à falta de uma estrutura organizacional formalizada na área de gestão e execução de suas atividades. Os processos gerenciais e administrativos são executados de forma incipiente, prejudicando a capilaridade da estrutura quanto às informações e seus fluxos que dão forma e dinâmica à gestão. O objetivo do estudo foi analisar os Planos de Desenvolvimento Institucionais (PDIs) e Projetos Pedagógicos Institucionais (PPIs) de Universidades Públicas selecionadas. Constatou-se, por meio da leitura dos estatutos e regimentos gerais, que não se formalizam as atividades gerenciais da Universidade, tampouco as atribuições de seus órgãos administrativos e suas alçadas. Formalizam apenas, na maior parte das vezes, as competências dos órgãos superiores e dos colegiados, prejudicando a concepção e implantação dos planos da Universidade. Na literatura analisada encontram-se caminhos para a análise e propostas das questões levantadas de institucionalização e planejamento. Acredita-se que a execução do planejamento é o ponto-chave deste processo. As teorias explicam, em parte, os problemas encontrados, pois eles são muito específicos do setor público e das Universidades. Estas, por sua vez, exigem um tratamento diferenciado das teorias sobre gestão e planejamento.

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Publicado

2012-12-18

Edição

Seção

Artigos