Gestão estratégica em instituições de ensino superior: mapeamento das publicações científicas no período de 1997 a 2012

Autores

  • Osvair Almeida Matos Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • Daniella Macedo Venâncio Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • Ademar Dutra Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2014v7n1p106

Resumo

Este artigo analisou a produção científica sobre a gestão estratégica em Instituições de Ensino Superior publicada nos anais dos eventos acadêmicos da Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração (ANPAD) e na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) no período de 1997 a 2012. Neste sentido, foram identificados e analisados os seguintes indicadores bibliométricos: (i) distribuição por artigos pesquisados, (ii) amostra selecionada, (iii) fonte de coleta, (iv) palavras-chave, (v) ano de publicação, (vi) autores mais prolíficos, (vii) instituições mais prolíficas e (viii) estado. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, cuja abordagem é descritiva, envolvendo análise documental e abordagem quantitativa. A amostra compõe-se de 175 artigos, que, após a aplicação dos procedimentos de análise, resultou em 18 publicações selecionadas. Concluiu-se com este trabalho que doze (12) artigos foram localizados na base de dados da ANPAD e seis (6) na SciELO, sendo que 50% das publicações aconteceram no período de 2010 a 2012, por isso infere-se que se trata de um tema novo. Constatou-se também que as Universidades PUC/RS, PUC/PR e UFPR são as mais prolíficas, com 33% das publicações, e que 61% dos artigos estão publicados nos Estados do Paraná, do Rio Grande do Sul e de São Paulo.

Biografia do Autor

Osvair Almeida Matos, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Mestrando em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA

Daniella Macedo Venâncio, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Mestre em Administração Estratégica pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Sócia e gestora da rede Fuzz Cabeleireiros e Estética com cinco unidades em Santa Catarina.

Ademar Dutra, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil (2003). Professor titular da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

Downloads

Publicado

2014-03-12

Edição

Seção

Artigos