Balanced Scorecard na Gestão Universitária: mapeamento sobre o tema utilizando o proknow-c

Autores

  • Lucas dos Santos Matos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sergio Murilo Petri Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n2p50

Resumo

A crescente importância do ensino superior no cenário econômico e social tem obrigado as universidades a melhorarem seus métodos de gestão, e uma das formas utilizadas tem sido a aplicação do Balanced Scorecard. Esta pesquisa, de natureza exploratório-descritiva, com abordagem quali-quantitativa, objetiva construir o conhecimento necessário sobre a utilização do Balanced Scorecard na gestão universitária, realizando um mapeamento sobre o tema a partir das delimitações dos pesquisadores. Esse conhecimento é tangibilizado pela seleção de artigos relevantes e com reconhecimento científico sobre o tema. É utilizada análise bibliométrica da literatura internacional, por meio do processo Knowledge Development Process – Constructivist (ProKnow-C). Os principais resultados obtidos foram: (i) International Journal of Educational Management é o periódico de maior destaque; (ii) “Commodification of education and academic LABOUR - using the balanced scorecard in a university setting” destaca-se entre os artigos; (iii) Janne Kettunen é o autor mais prolífico.

Biografia do Autor

Lucas dos Santos Matos, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Contabilidade pela UFSC

Sergio Murilo Petri, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Eng. da Produção pela UFSC

Downloads

Publicado

2015-05-13

Edição

Seção

Artigos