O processo de formação de estratégias em instituições de ensino superior

Autores

  • Ricardo Antonio De Marco Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
  • Gabriela Gonçalves Silveira Fiates Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n1p211

Resumo

Este artigo objetivou analisar o processo de formação de estratégias nas Instituições de Ensino Superior de Santa Catarina. A pesquisa é de cunho quantitativo, e a partir dos dados coletados com um  survey, a análise foi realizada com estatística multivariada. Os resultados demonstram que o processo real de formação de estratégias caracteriza-se como um processo planejado, fortemente influenciado pelo ambiente tarefa e pelas variáveis do ambiente geral. Concluiu-se que as IES estudadas percebem sua estratégia como sustentada pelo processo planejado de formação de estratégias; apesar disso parece afastar-se do processo como formação e aproximar-se do processo como formulação de estratégias.  

Biografia do Autor

Ricardo Antonio De Marco, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Possui Mestrado em Administração com Área de Concentração em Estratégia e Desempenho pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2011), MBA - Gestão da Produção e Logística (2003) pela Universidade do Oeste de Santa Catarina , MBA - Marketing e Design de Produtos pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2005),graduação em Administração Habilitação em Gestão de Negócios pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2006) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2000). Atua como professor na graduação e pós-graduação em nível de especialização nas áreas de Estratégia, Desempenho e Marketing. Atualmente é Vice-reitor de Campus da Universidade do Oeste de Santa Cataria em Chapecó. Tem experiência na área de Administração Estratégica de Resultados, Análise Econômica e Financeira e Gestão de Marketing e Vendas.

Gabriela Gonçalves Silveira Fiates, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestrado  e doutorado em Engenharia de Produção, graduação em Engenharia Mecânica todas pela Universidade Federal de Santa Catarina

Downloads

Publicado

2016-04-13

Edição

Seção

Artigos