Avaliação Longitudinal de Departamentos Acadêmicos utilizando Análise Envoltória de Dados

Autores

  • Rodrigo Meleu das Neves Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Denise Lindstrom Bandeira Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n3p131

Resumo

Correspondendo à menor estrutura de uma Universidade para fins didático-acadêmicos, administrativos e de distribuição de pessoal, o departamento acadêmico é, atualmente, uma entidade sui generis. Esta pesquisa faz uma análise temporal da eficiência relativa de 93 departamentos acadêmicos da UFRGS entre os anos de 1998 e 2007, empregando a técnica de modelagem matemática chamada análise envoltória de dados, utilizando indicadores ligados uniformemente a ensino, pesquisa e extensão. Entre outras conclusões, observa-se que a adição de um professor não reflete proporcionalmente na produtividade; Na realidade, a sinergia pode fazer com que esses resultados sejam maiores. De maneira análoga, a exclusão de um professor pode não refletir proporcionalmente em diminuição de outputs. A pesquisa ainda estabelece uma relação entre os resultados obtidos no modelo replicado com o adotado desde 2001 pela Instituição para estabelecer um critério igualitário de distribuição das vagas docentes: o índice departamental. Através da técnica de métodos mistos, os autores apresentam os resultados obtidos. A homogeneidade dos departamentos mais ligados à pesquisa, e o crescente investimento da UFRGS em extensão, reforçam o confronto dos modelos, ainda que reformas no sistema empregado para essa análise possam abrir margem a contrariedades nesse sentido.

Biografia do Autor

Rodrigo Meleu das Neves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestre em Administração, Área de Concentração em Sistemas de Informação e Apoio à Decisão. Analista de Sistemas do Centro de Processamento de Dados da UFRGS

Denise Lindstrom Bandeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Administração. Professora Adjunta da Escola de Administração da UFRGS.

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Publicado

2016-11-10

Edição

Seção

Artigos