Discursos sobre sustentabilidade em uma instituição pública: entre a racionalidade comunicativa e a racionalidade instrumental

Autores

  • Rosalia Beber de Souza Universidade Federal de Lavras
  • Ana Eliza Ferreira Alvim de Souza Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Jose Roberto Pereira Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n1p302

Resumo

Os discursos da comunicação organizacional são analisados neste artigo para que se possa compreender a racionalidade pela qual se desenvolve o fazer jornalístico em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES). A aplicação da Análise de Discurso Crítica, como metodologia, a textos noticiosos sobre sustentabilidade publicados pela instituição, procura revelar, à luz da Teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas, como os argumentos utilizados podem ser posicionados, considerando-se os conceitos de racionalidade teleológica/instrumental e de racionalidade comunicativa. Assim, é possível verificar se os textos permitem uma reflexão crítica sobre o tema no meio social, primando pela busca do entendimento e pela problematização do assunto em debate na esfera pública. Os resultados conduzem à identificação da necessidade de o fazer jornalístico institucional se comprometer, com maior intensidade, com os preceitos da comunicação pública, com o interesse público e o bem comum. O que se mostrou predominante na produção das notícias é a orientação estratégica, voltada para a promoção da imagem institucional.

Biografia do Autor

Rosalia Beber de Souza, Universidade Federal de Lavras

Rosalia Beber de Souza Doutoranda em Administração (UFLA), Mestra em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Especialista em Linguística e Literatura Comparada e Graduada em Secretariado Executivo Trilíngue pela mesma universidade. Atualmente, é professora efetiva da UFV.

Ana Eliza Ferreira Alvim de Souza, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Mestra em Comunicação e Sociedade e especialista em Comunicação Empresarial pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atualmente é jornalista na Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Jose Roberto Pereira, Universidade Federal de Lavras

Bolsista produtividade do CNPq. Pesquisador Mineiro pela FAPEMIG. Doutor em Sociologia. Professor-Associado da Universidade Federal de Lavras.

Downloads

Publicado

2017-02-20

Edição

Seção

Artigos