Avaliação apreciativa do Programa de Pós-Graduação em Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco

Autores

  • Paulo Sergio Oliveira do Nascimento Universidade Federal de Pernambuco
  • Rezilda Rodrigues Oliveira Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n4p180

Resumo

Contrastando com a visão tradicional existente nos processos de avaliação institucional vigente na educação superior, trabalhou-se com a Investigação Apreciativa (IA). Assim, buscou-se realizar uma avaliação do Programa de Pós-Graduação em Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco (PPGN/UFPE), à luz da perspectiva apreciativa. O referencial utilizado distancia-se do modo de avaliação de ordem estrutural, regulatória e competitiva, ao optar pela análise dos pontos fortes do PPGN/UFPE. Foi elaborado um estudo de caso, com ênfase na pesquisa colaborativa, que teve fins descritivos e exploratórios, articulado ao modelo de 5-D (em inglês/português: 1-D Definition/Definição, 2-D Discovery/Descoberta, 3-D Dream/Sonho, 4-D Design/Planejamento e 5-D Destiny/Destino). A coleta e a análise dos dados concentrou-se nos dois primeiros Ds, a partir de múltiplas fontes de evidência. Os resultados indicam que a nucleação e a inserção social explicam a lógica do bom funcionamento do PPGN/UFPE, expressos nas experiências acumuladas, nas grandes realizações e nas tradições vitais desenvolvidas pelo conhecimento agregado de seus integrantes, responsáveis pela excelência alcançada em seu desempenho institucional.

 

Biografia do Autor

Paulo Sergio Oliveira do Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste (MGP) pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil (2016)

Atualmente ocupo o cargo efetivo de Técnico-Administrativo em Educação da Universidade Federal de Pernambuco, atuando como Secretário administrativo do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente, desde 1987.

Área:  Gestão do Conhecimento, Gestão Pública, Gestão estratégica e Investigação apreciativa.

Rezilda Rodrigues Oliveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil.

Doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Brasil (1998)
Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil, na qual ocupa atualmente o cargo de Coordenadora Acadêmica Local do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional - PROFIAP/UFRPE. Também atua tanto no curso de graduação em Administração como no Programa de Pós-Graduação em Controladoria. É professora do Mestrado Profissional em Gestão Pública da Universidade Federal de Pernambuco

Área: Gestão do conhecimento, Planejamento estratégico, Análise institucional e Investigação apreciativa.

 

Downloads

Publicado

2017-12-20

Edição

Seção

Artigos