Percepção das contribuições da formação em gestão em saúde do PNAP a partir da visão de egressos: uma avaliação negociada e contextualizada

Autores

  • Luzia Coelho Rodrigues Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) http://orcid.org/0000-0002-9332-114X
  • Roberto Brazileiro Paixão Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Francisco Ricardo Duarte Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n4p269

Resumo

O estudo avaliativo teve o objetivo de identificar, a partir da percepção de egressos, as contribuições do curso de especialização em Gestão em Saúde do PNAP/UNIVASF para a melhoria das práticas de gestão, utilizando-se da abordagem negociada e contextualizada. As informações foram obtidas por meio de grupos focais e foram interpretadas através da análise do discurso do sujeito coletivo. A abordagem pluralista possibilitou a identificação, a partir do envolvimento de grupos de egressos, de aspectos da avaliação de curso que foram priorizados pelos participantes, bem como a consequente contribuição desses aspectos para a prática profissional. Os discursos-síntese formados representam as perspectivas de egressos sobre indicadores do processo avaliativo a partir das necessidades de múltiplos atores e interessados no programa educacional. Resultados contribuem para a reflexão sobre práticas avaliativas com a utilização de pluralidade de ideias aplicáveis à avaliação universitária, instigando questões que poderão ser aprofundadas em estudos futuros com egresso. 

Biografia do Autor

Luzia Coelho Rodrigues, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

Mestra em Administração (UFBA). Técnica em Educação da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

 

Roberto Brazileiro Paixão, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutor em Administração (UFBA). Professor Adjunto da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (EA/UFBA).

Francisco Ricardo Duarte, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

Doutor em Difusão do Conhecimento (UFBA). Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Vice-coordenador do Mestrado Profissional em Administraççao (Profiap), da Univasf, e Secretário de Educação a Distância (SEaD/Univasf).

Downloads

Publicado

2017-12-20

Edição

Seção

Artigos