Os fatores de engajamento do estudante na modalidade de ensino a distância

Autores

  • Letícia Martins de Martins Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • José Luis Duarte Ribeiro Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n2p249

Resumo

O engajamento dos estudantes é uma medida de qualidade institucional. Quanto mais engajados os estudantes estiverem em atividades educacionais, melhor é a instituição (KUH; HU, 2001). Excelência em educação superior ocorre em universidades que maximizem boas práticas que incentivam engajamento acadêmico e social (PASCARELLA, 2001). Para Chen, Gonyea e Kuh (2008), um tema ainda não estudado diz respeito à qualidade das experiências de aprendizagem em cursos a distância e o nível de envolvimento nas atividades dos cursos. Neste sentido, este artigo apresenta e discute os fatores de engajamento dos estudantes do EAD. O estudo foi realizado através de uma pesquisa qualitativa, apoiada na condução de grupos focados. Para tanto, foi inicialmente realizada uma revisão da literatura existente buscando levantar os fatores de engajamento dos estudantes da modalidade a distância. Após a realização deste levantamento foram conduzidos quatro grupos focados a fim de realizar uma análise do conjunto de fatores e identificar aqueles que geram engajamento acadêmico especificamente no ensino à distância. A análise permitiu o levantamento de 60 fatores geradores do engajamento de estudantes da modalidade de ensino a distância, subdivididos em 11 dimensões.

Biografia do Autor

Letícia Martins de Martins, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é professora e Diretora de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Rolante.

José Luis Duarte Ribeiro, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui mestrado e doutorado em Engenharia pela UFRGS (1989) e pós-doutorado pela Rutgers - The State University of New Jersey (1993). Atualmente, coordena a Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico (SEDETEC/UFRGS), coordena o Laboratório de Otimização de Produtos e Processos do PPGEP/UFRGS e atua como assessor ad-hoc do CNPq, MEC e CAPES. Em sua atuação passada, foi Presidente do Conselho de Pós-Graduação da Escola de Engenharia da UFRGS, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção (2013-2016), Chefe do Departamento de Engenharia de Produção e Transportes da EE/UFRGS (2009-2012), Membro do Comitê Assessor do CNPq (2010-2012), Membro do Comitê Assessor da CAPES (2002-2005) e Presidente da Associação Brasileira de Engenharia de Produção em dois mandatos consecutivos (1998-2001). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento de Produto, Engenharia da Qualidade, Confiabilidade e aplicação de métodos quantitativos na Gestão da Manutenção, Gestão de Riscos, Gestão de Serviços, Gestão da Tecnologia, Gestão da Inovação, Gestão de Competências e Sustentabilidade Empresarial.

Downloads

Publicado

2018-06-11

Edição

Seção

Artigos