Sustentabilidade: uma abordagem acerca das percepções dos acadêmicos de uma instituição de ensino superior de Santa Catarina

Autores

  • Silvana Dalmutt Kruger Universidade Comunitária da Região de Chapecó- Unochapecó
  • Cleunice Zanella Universidade Comunitária da Região de Chapecó- Unochapecó
  • Rodrigo Barichello Universidade Comunitária da Região de Chapecó- Unochapecó
  • Sérgio Murilo Petri Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n3p86

Resumo

O estudo teve por objetivo identificar as percepções acerca da temática sustentabilidade pelos acadêmicos de uma instituição de ensino superior localizada no Município de Chapecó- SC. Metodologicamente a pesquisa se caracteriza como descritiva, quanto aos procedimentos de levantamento, com abordagem de cunho quali-quantitativo. Tem como amostra 635 acadêmicos, de 39 cursos superiores de graduação. Os resultados evidenciam que 64,59% dos respondentes relacionam a temática sustentabilidade com a abordagem de cunho ambiental, 27,86% relacionam às questões sociais, enquanto 7,54% ponderam a abordagem econômico-financeira como preocupação relacionada à temática. Enquanto conceito 55,12% consideram que a sustentabilidade envolve a preocupação e ações conjuntas que considerem o desempenho econômico, financeiro, ambiental e social, visando garantir melhorias no contexto humano, ambiental e financeiro. Entre as preocupações e objetivos das organizações, 68,19% consideram o consumo consciente e responsável dos recursos naturais como fator extremamente importante. No contexto das empresas da região Oeste de Santa Catarina, 43,15% dos respondentes consideram que existe maior enfoque para o desempenho econômico-financeiro, 29,61% indicam que existe apenas a preocupação com a imagem mercadológica. De modo geral, os resultados evidenciam a importância de discussões e avanços no meio acadêmico, em prol de ações e práticas empresariais que remetam a efetividade da sustentabilidade.

Biografia do Autor

Silvana Dalmutt Kruger, Universidade Comunitária da Região de Chapecó- Unochapecó

Docente do Mestrado em Ciências Contábeis e Administração da Unochapecó, Mestre em Contabilidade e Doutoranda em contabilidade pela UFSC.

Cleunice Zanella, Universidade Comunitária da Região de Chapecó- Unochapecó

Docente do Mestrado em Ciências Contábeis e Administração da Unochapecó, Mestre em Administração e Doutora em Administração pela UFSC.

Rodrigo Barichello, Universidade Comunitária da Região de Chapecó- Unochapecó

Docente do Mestrado em Ciências Contábeis e Administração da Unochapecó, Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC.

Sérgio Murilo Petri, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC, professor do mestrado e doutorado em Contabilidade da UFSC.

Downloads

Publicado

2018-09-04

Edição

Seção

Artigos