Ser gerente em instituições de ensino superior: a percepção de ex-coordenadores de curso de graduação sobre suas aprendizagens gerenciais

Autores

  • Louise de Lira Roedel Botelho Universidade Federal Da Fronteira Sul
  • Luciana Scherer Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Raquel Borghetti Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Juliana Jaeschke Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Edson Bolzan Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Roberto Schuster Ajala Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n4p190

Resumo

O presente trabalho objetiva Compreender a experiência vivida por ex-coordenadores de cursos de graduação em diferentes instituições de ensino superior no Brasil. Buscando descobrir as perspectivas dos respondentes sobre tal questionamento, um estudo fenomenológico foi desenvolvido. Para este trabalho, sete gestores de cursos foram investigados. Tais gestores são docentes formados em várias áreas do conhecimento e que se tornaram coordenadores de algum curso de graduação. As entrevistas foram gravadas e transcritas. A análise dos dados visou em descrever e interpretar com base nos relatos adquiridos como ocorreu a aprendizagem desses investigados ao longo de sua trajetória em suas instituições. Ou seja, quais conteúdos e formas de aprendizagem gerencial foram adquiridas por eles durante suas trajetórias gerencias, quais desafios e superações foram presentes no dia a dia do trabalho gerencial. Como resultados pode-se verificar que a aprendizagem gerencial é dinâmica e que envolve diferentes fatores, sejam eles formais ou informais e que os gerentes aprendem diariamente no exercício de suas gestões. Com essa pesquisa espera-se contribuir e fortalecer o cenário de estudos sobre a aprendizagem gerencial em Instituições de Ensino Superior no Brasil e construir um arcabouço de conhecimentos para que docentes tenham acesso ao se tornarem gestores de um curso de graduação.

Biografia do Autor

Louise de Lira Roedel Botelho, Universidade Federal Da Fronteira Sul

Administradora (UNIVALI). Mestra, Doutora e Pós Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC)

Luciana Scherer, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Administradora (UFRGS); Mestra em Ciências Sociais (PUCRS); Doutoranda em Desenvolvimento Regional (UNIJUI)

Raquel Borghetti, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Administradora (URI), Especialista em Marketing (URI), Mestra em Desenvolvimento (UNIJUI)

Juliana Jaeschke, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Bacharel em Ciências Contábeis (URI). Mestra em Desenvolvimento (UNIJUI).

Edson Bolzan, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Bacharel em Ciências Contábeis (URI). Mestrando em Gestão Estratégica das Organizações (URI).

Roberto Schuster Ajala, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Administrador (URI), Especialista em Agronegócios(URI), Mestre em Gestão Estratégica das Organizações (URI).

Downloads

Publicado

2018-12-20

Edição

Seção

Artigos