Assédio Moral no Trabalho: consequências identificadas por servidores docentes e técnico-administrativos em uma Universidade Federal Brasileira

Autores

  • Thiago Soares Nunes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Suzana da Rosa Tolfo Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2012v5n3p264

Resumo

O assédio moral é expresso por repetidos comportamentos, atitudes e ações com intuito de humilhar e constranger a vítima no ambiente laboral, de modo que tais violências, psicológicas e/ou físicas, podem acarretar em danos à saúde do trabalhador, interferir no desempenho de suas atividades na organização e prejudicá-lo em sua vida pessoal. No entanto, as organizações não conseguem identificar que esta violência afeta as suas atividades, e consequentemente o seu desempenho. Esta pesquisa teve como objetivo identificar as consequências proporcionadas pelo assédio moral constatada pelos servidores docentes e técnico-administrativos de uma IES. A pesquisa foi classificada como descritiva, com abordagem quanti-quali, e um estudo de caso. Os dados foram coletados pela aplicação de questionário online (279 respondentes) e por entrevistas (6 entrevistados). Os dados quantitativos foram tratados estatisticamente, já os dados qualitativos foram tratados por meio da análise de conteúdo. As consequências identificadas foram perturbação/problemas físicos, dores de cabeça, estresse, desânimo, isolamento, vontade de se aposentar/desligar, e demais. Identifica-se a necessidade da instituição realizar programas voltados à prevenção e combate a esta violência, bem como dar suporte aos trabalhadores que sofrem de efeitos proporcionados pelo assédio e outras formas de violência e situações existentes no âmbito da instituição.

Biografia do Autor

Thiago Soares Nunes, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestrado em Administração pela UFSC. Especialização em Gestão de Pessoas pela UFSC. Graduação em Administração pela UFSC. Pesquisador do Núcleo de Estudos do Trabalho e Constituição do Sujeito (NETCOS/UFSC).

Suzana da Rosa Tolfo, Universidade Federal de Santa Catarina

Secretária Adjunta da Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGESP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Programa de Graduação e Pós-Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSC. Doutora em Administração pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Administração pela UFSC. Graduação em Psicologia pela UFSC. Vice Coordenadora do Núcleo de Estudos do Trabalho e Constituição do Sujeito (NETCOS/UFSC).

Downloads

Publicado

2012-12-20

Edição

Seção

Artigos