Experiências vividas: a transição de líder para contribuidor individual em universidades de Santa Catarina

Autores

  • Fabiula Meneguete Vides da Silva FACE-UFGD
  • Cristiano José Castro de Almeida Cunha Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n3p332

Resumo

Busca-se neste trabalho compreender o processo de transição do líder (reitor ou pró-reitor) para contribuidor individual (professor) em universidades localizadas em Santa Catarina - Brasil. A abordagem fenomenológico-hermenêutica de van Manen (1990) foi utilizada a fim de retomar os principais temas desta experiência. Seis ex-gestores universitários emprestaram suas experiências vivenciadas em universidades pertencentes à Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), através das entrevistas em três tempos preconizadas por Seidman (1998), realizadas entre maio de 2009 e março de 2010. Nas lembranças significativas dos sujeitos da pesquisa, emergiram temas expressivos vividos na transição de gestores para professores. Esses temas foram organizados e serão apresentados nas seguintes categorias: não sou mais responsável pela gestão: um alívio; voltando às origens: é necessário atualizar-se; as relações interpessoais; o tempo; sentindo falta da estrutura; e sofrendo.

Biografia do Autor

Fabiula Meneguete Vides da Silva, FACE-UFGD

Professora Adjunta da FACE - UFGD

Cristiano José Castro de Almeida Cunha, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento - UFSC

Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento - UFSC

Downloads

Publicado

2013-09-09

Edição

Seção

Artigos