A definição do perfil de vulnerabilidade para acesso à política de permanência no ensino superior

Autores

  • Lilian Tedy Pereira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mário de Souza Almeida Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n1p132

Resumo

Este estudo busca analisar o sistema de estudo socioeconômico realizado nas Universidades. Os fundamentos que balizaram o estudo foram: Conhecimentos dos Profissionais da Equipe de Serviço Social, a Delimitação da concepção de Vulnerabilidade, Gestão das Políticas de Permanência e o Instrumental Técnico Operativo utilizado no Estudo Socioeconômico. No desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se uma abordagem qualitativa de natureza aplicada com caráter descritivo do estudo de multicaso.  Para coleta de dados foi utilizada a pesquisa documental, bibliográfica e o questionário encaminhado via e-mail aos gestores das equipes de Assistentes Sociais de cinco universidades. Nas informações obtidas foi possível identificar as formas utilizadas para o estudo socioeconômico nas universidades. Embora as formas adotadas de construção das metodologias apresentem a preocupação com as bases teóricas, que são principalmente desenvolvidas a partir dos conhecimentos dos Assistentes Sociais, não fica clara a definição de uma teoria específica para estudo socioeconômico.

Biografia do Autor

Lilian Tedy Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mário de Souza Almeida, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC (2004) e Professor Associado do Departamento de Ciências da Administração da UFSC.

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Publicado

2015-02-06

Edição

Seção

Artigos