Um estudo exploratório dos regimes acadêmicos adotados por instituições privadas de ensino superior no Brasil

Autores

  • Camilo José Bornia-Poulsen Programa de Pós-Graduação em Administração, Escola de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Denise Lindstrom Bandeira Programa de Pós-Graduação em Administração, Escola de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n3p305

Resumo

Este artigo apresenta um estudo exploratório acerca dos regimes acadêmicos adotados no Brasil por instituições privadas de Ensino Superior. O objetivo é analisar cada sistema, seriado ou por disciplina, identificando vantagens e desvantagens. A decisão por determinado regime impacta diretamente nas estratégias de captação e manutenção de alunos, na capacidade de resposta às exigências do mercado pelos serviços educacionais, e na estrutura administrativa da instituição. Para atingir o objetivo proposto, empreendeu-se uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, mediante entrevistas individuais em profundidade com profissionais de instituições privadas de Ensino Superior, visando capturar a percepção acerca dos seus respectivos regimes nas seguintes dimensões de análise: Administrativa, Pedagógica, Aluno e Competitividade. Os resultados apontam a adoção do regime por disciplina como tendência dentre as instituições brasileiras. Este trabalho pretende auxiliar o processo decisório de instituições que discutem permanentemente qual regime responde melhor aos seus desafios, além de estimular a comunidade acadêmica a desenvolver modelos alternativos que superem as limitações atualmente encontradas.

Biografia do Autor

Camilo José Bornia-Poulsen, Programa de Pós-Graduação em Administração, Escola de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Administração na área de concentração "Modelagem Quantitativa" pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Administração na área de concentração "Sistemas de Informação e de Apoio à Decisão" pelo PPGA/UFRGS, Engenheiro Eletricista pela UFRGS.

Denise Lindstrom Bandeira, Programa de Pós-Graduação em Administração, Escola de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunto III da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutora e Mestre em Administração na área de concentração de "Sistemas de Informação e de Apoio à Decisão" pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em Ciências da Computação e Geologia pela UFRGS.

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Publicado

2015-11-18

Edição

Seção

Artigos