A universidade em expansão: da gestão do ensino à formação do corpo técnico-administrativo

Autores

  • Cássio Cassel Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS
  • Taylyne Apollo Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS
  • Sônia Isabel Dondonis Daudt Universidade FEEVALE

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n4p109

Resumo

A partir do processo de expansão do ensino superior e do enfoque ao promissor mercado universitário instaurados no Brasil, este estudo analisou as tecnologias educacionais, enquanto ferramentas de apoio à gestão e ao desenvolvimento de equipes. Para isso, além de revisão bibliográfica em relação às políticas e tecnologias educacionais, este estudo de caso contou com a observação participante, a qual possibilitou o aprofundamento na realidade dos gestores responsáveis por equipes atuantes em unidades distantes da sede principal. No decorrer do estudo, percebeu-se que a instituição, que utiliza tecnologias educacionais avançadas e tem sido reconhecida pela excelência no ensino, demonstra enorme dificuldade para o desenvolvimento de suas equipes, o que evidenciou um desalinhamento, sobretudo da área de Recursos Humanos, em comparação às áreas de ensino. Frente a isso, o estudo reforça a necessidade de todas as áreas de uma instituição estarem alinhadas aos processos de expansão, assim como, aponta para a importância das tecnologias educacionais na formação dos funcionários e alinhamento das equipes.

Biografia do Autor

Cássio Cassel, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

Mestre pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

Taylyne Apollo, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

Tecnóloga pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

Sônia Isabel Dondonis Daudt, Universidade FEEVALE

Professora da Universidade FEEVALE

Downloads

Publicado

2016-12-27

Edição

Seção

Artigos