Análise da sustentabilidade ambiental de uma instituição de ensino segundo o Sistema Contábil Gerencial Ambiental – Geração 2

Autores

  • Gabriella Rossi Keunecke Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Vivian Osmari Uhlmann Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Elisete Dahmer Pfitscher Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2012v5n3p179

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar o grau de sustentabilidade de uma instituição de ensino com base no método SICOGEA (Sistema Contábil Gerencial Ambiental) – Geração 2 e propor medidas para minimizar os danos causados pelo processo de prestação de serviços da instituição de ensino ao meio ambiente e à sociedade. No processo de coleta dos dados, utilizou-se uma lista de verificação composta por 153 questões dispostas em grupos-chave e subgrupos, tendo sido respondida pela contadora da instituição pesquisada. A instituição de ensino apresentou uma sustentabilidade ambiental global de 41%, que é considerada fraca pelo método adotado neste estudo. O grupo-chave Marketing obteve o melhor índice de sustentabilidade ambiental, com 73,66%. Em contrapartida, o grupo-chave Contabilidade e Finanças apresentou o menor índice de sustentabilidade ambiental, com apenas 17,72%, o que ensejou a elaboração do plano resumido de gestão ambiental. Observou-se pouca preocupação e conscientização com as questões sociais e ambientais, não tendo sido observada uma política de qualidade ambiental por parte da instituição. Além disso, não foi constatada na instituição a economia de insumos e/ou matérias-primas, como também não foram percebidos mecanismos de controle da conformidade das atividades com os regulamentos ambientais, tampouco o registro de imobilizados ambientais.

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Publicado

2012-12-18

Edição

Seção

Artigos