Plano de gestão de logística sustentável e seus indicadores: o conteúdo mínimo de divulgação, conscientização e capacitação nas universidades federais

Autores

  • Samyra Cordeiro Franco Universidade Federal de Mato Grosso do Sul -UFMS
  • Rosamaria Cox Moura-Leite Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS http://orcid.org/0000-0002-3481-6441
  • Milena Missiano Cameron Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • José Carlos de Jesus Lopes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Vera Luci Almeida Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n4p204

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar as práticas desenvolvidas pelas Universidades Federais Brasileiras (UF's) relacionadas ao conteúdo mínimo de Divulgação, Conscientização e Capacitação (DCC), de seus Planos de Gestão de Logística Sustentável (PLS) e seus respectivos indicadores. A norma que trata do PLS exige a incorporação de quatro conteúdos mínimos, quais sejam: atualização do inventário que tenham um menor impacto ambiental para substituição; práticas de sustentabilidade e racionalização do uso de materiais e serviços; responsabilidades, metodologia de implementação e avaliação do plano e, por fim, as ações de DCC. Contudo, neste estudo, são tratadas apenas as ações de DCC. A fim de alcançar o objetivo proposto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, com base em estudos bibliográficos e documentais. Os resultados demonstram que, possivelmente, por questões culturais, a maioria dos gestores públicos brasileiros dos PLS das UF`s possui dificuldades em implantar o Plano e publicar seus Relatórios de Acompanhamento. Ficou evidente o desconhecimento sobre a importância de indicadores, como instrumento de monitoramento.

Biografia do Autor

Samyra Cordeiro Franco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul -UFMS

Mestre em Administração Pública (Profiap/UFMS) e Administradora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Rosamaria Cox Moura-Leite, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutora em Administração (Universidad de Salamanca - Espanha) e Docente na Escola de Administração e Negócios da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Milena Missiano Cameron, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Mestre em Administração Pública (Profiap/UFMS) e Assistente em Administração na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

José Carlos de Jesus Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR)  e Docente na Escola de Administração e Negócios da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Vera Luci Almeida, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC) e docente da Universidade Federal da Grande Dourados

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Publicado

2017-12-20

Edição

Seção

Artigos