As políticas públicas de ensino superior tecnológico e a questão da responsabilidade social no Brasil

Autores

  • Marcus Vinicius de Oliveira Brasil Universidade Federal do Ceará-UFC Universidade de Fortaleza-PPGA/UNIFOR Fundação Cearense de Amparo à Pesquisa-FUNCAP
  • Maria Engracia Loiola Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE/CE
  • Mônica Mota Tassigny Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Fortaleza-PPGA/UNIFOR

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2011v4n2p219

Resumo

Este artigo objetivou debater a viabilidade das políticas públicas de ensino superior tecnológico no Brasil e algumas de suas prerrogativas para a responsabilidade social das instituições de ensino superior. Nesta direção, discutiram-se as principais políticas públicas voltadas para o ensino tecnológico, particularmente, ressaltou-se o caso do Estado do Ceará e as possibilidades do ensino superior tecnológico ser princípio da politecnia. Tratou-se de pesquisa bibliográfica e documental. Conclui-se que as políticas públicas de ensino superior tecnológico no nosso país têm avançado na formação de pessoal qualificado para o mundo do trabalho, porém existe ainda um elo perdido entre a teoria e a praxis da responsabilidade social que precisa ser recuperado como condição sine qua non para a legitimação de uma efetiva Política de Estado.

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Publicado

2011-06-05

Edição

Seção

Artigos