Avaliação de desempenho de técnico-administrativos em educação no âmbito das instituições federal de ensino superior

Autores

  • André de Lima Xandó Baptista Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Marcos Tanure Sanabio Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2014v7n3p182

Resumo

As Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) foram demandadas pelo Governo Federal a partir da Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005, a criar diretrizes para instituir uma nova sistemática de avaliação de desempenho para seus servidores, estruturando-a como uma das premissas do Plano de Carreiras dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação das Universidades Federais. Os objetivos dessa avaliação de desempenho consistiam em promover a melhoria da qualificação dos serviços públicos, subsidiar a política de gestão de pessoas das instituições, principalmente quanto à capacitação, desenvolvimento no cargo e carreira, remuneração e movimentação de pessoas. No entanto, nem todas as IFES se apropriaram dessa ferramenta de maneira adequada e, ao invés de incorporarem o instrumento, associando aos seus sistemas de gestão e aos planos de desenvolvimento institucionais, muitas passaram a utilizá-la de maneira burocrática e corporativista. O presente trabalho pretende investigar os processos de avaliação de desempenho de servidores técnico-administrativos em educação e analisar os impactos dessa regulamentação nas políticas de Recursos Humanos desenvolvidas pelas universidades. Foram investigados os instrumentos avaliativos e nas regulamentações internas de uma amostra de 18 universidades federais e se os métodos de avaliação utilizados estão correlacionados aos sistemas de gestão e aos Planos de Desenvolvimento Institucionais dessas organizações.

Biografia do Autor

André de Lima Xandó Baptista, Universidade Federal de Juiz de Fora

Engenheiro Eletricista formado pela UFJF, Pós-Graduado em Engenharia da Qualidade pela PUC-MG, Métodos Estatísticos Educacionais pela UFJF e Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela UFJF, atualmente atua como Coordenador de Avaliação e Movimentação de Pessoas da Pró-Reitoria de Recursos Humanos da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Marcos Tanure Sanabio, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Administração (Universidade Federal de Lavras, UFLA, 2008), Mestre em Administração Pública (Fundação Getúlio Vargas, RJ, 1991) e graduado em Administração (Faculdades Machado Sobrinho, Juiz de Fora, MG, 1978). Professor Associado III da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Áreas de interesse: Administração, Administração Pública, Educação a Distância e Empreendedorismo.

Downloads

Publicado

2014-11-07

Edição

Seção

Artigos