Ser ou não ser: os conflitos funcionais do profissional no contexto das escolas de ensino superior no Brasil

Autores

  • Jalmir Pinheiro de Souza Júnior Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
  • Betânia Araújo Cosme dos Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
  • Ricardo Brauer Vigoderis Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
  • Heloísa Fernanda da Silva Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
  • Mônica Calixto Ribeiro de Holanda Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n4p49

Resumo

As instituições de ensino superior brasileiras vêm passando por sucessivas mudanças desde a implementação da LDB, e consequente atuação do professor alicerçada na tríade ensino, pesquisa e extensão. Um processo de transformação em direção a conceber a universidade como empresa, orientada para as demandas do mercado, com cobranças por maior produtividade ganhou força. Este estudo qualitativo, interpretativista, visa ampliar a discussão dos impactos que este cenário tem causado nos docentes, e na realização da prática docente. Foram entrevistados nove docentes que se posicionaram por meio da exposição da experiência já vivenciada na sua atuação cotidiana. Os resultados, pós análise do discurso, evidenciaram a situação preocupante em que se encontra a classe de professores de ensino superior no Brasil, passando por frustrações e insatisfações, no campo profissional, que só fazem estimular o individualismo, aguçar a competitividade entre colegas, e a conseqüente queda na qualidade das relações estabelecidas entre alunos e professores. A desmotivação profissional tem se intensificado a cada período e é ilustrado pelo aumento dos conflitos e pela inquietação com a qual muitos já convivem, na dúvida iminente por ser ou não ser um professor universitário.

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Publicado

2013-12-01

Edição

Seção

Artigos