A contribuição do PDI nas atividades de planejamento e gestão das instituições de educação superior

Autores

  • Thiago Henrique Almino Francisco Faculdade Capivari
  • Marina Keiko Nakayama Universidade Federal de Santa Catarina - Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
  • Alexandre Moraes Ramos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Paulo Cristiano Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2012v5n3p81

Resumo

O artigo versa sobre os aspectos que confirmam a relevância do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI - na estruturação do planejamento e gestão das instituições de educação superior, apresentando aspectos que convalidam este fato nos diversos modelos institucionais vigentes na contemporaneidade nacional. A digressão teórica elenca aspectos relacionados às bases conceituais do planejamento universitário, a importância do Decreto 5773/06 na constituição do PDI, a contribuição dos documentos institucionais no processo de gestão e ao processo de planejamento nas instituições de educação superior, sob o lume do PDI como instrumento de destaque no cerne estratégico das instituições. Para tanto, as interações metodológicas ocorrem sob as bases da pesquisa acadêmica, de caráter documental indireto e que se classifica como sendo descritiva-explicativa, predominantemente qualitativa e designada como sendo uma pesquisa participante. As investigações construtivistas permitiram concluir, entre outros desígnios, que o Plano de Desenvolvimento Institucional é fator estruturante de uma gestão estratégica direcionada para a utilização de indicadores especificamente relacionados ao modelo institucional apregoado pela IES, além de contribuir na construção de um processo de avaliação institucional sistemático, formativo e determinante aos ensejos institucionais

Biografia do Autor

Thiago Henrique Almino Francisco, Faculdade Capivari

Matrículado em Disciplina Isolada no Programa de Pós-Graduação - Doutorado - em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu- Mestrado- Profissional em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Gestão de Pessoas e Competências Organizacionais pela Faculdade de Ciências Econômicas da Região Carbonífera (FACIERC/Criciúma) e Graduado em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas da Região Carbonífera (FACIERC/Criciúma).

Marina Keiko Nakayama, Universidade Federal de Santa Catarina - Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento

Doutorado em administração na UFRGS, com estágio na HEC-Montreal-Canadá, concluido em 1997. Mestrado em Administração pela UFRGS e graduação em psicologia. Ministra as disciplinas de método cientifico em Engenharia e Gestão do COnhecimento, desenvolvimento humano e métodos qualitativos no Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC e ministra as disciplinas de Engeharia e Gestão do Conhecimento e Engenharia e Gestão da Inovação na graduação. Pesquisa na área de gestão do conhecimento, compartilhamento do conhecimento, ensino à distância, gestão de pessoas ( foco em relações interpessoais)e segurança pública. Coordenadora do grupo de pesquisa NEOGAP ( Núcelo de Estudos e Observação em Gestão, Aprendizagem e Pessoas) e do grupo de Estudos em Segurança Pública.

Alexandre Moraes Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados pela Universidade Católica de Brasília (1989), especialização em Redes de Computadores pela Universidade Católica de Brasília (1992) , mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) , doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é Professor Adjunto I do Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina - CAD/UFSC. Professor Pesquisador vinculado ao INPEAU - Instituto de Pesquisa em Administração Universitária (UFSC). É Avaliador Institucional e de Cursos do INEP. Foi Professor Titular da Universidade do Vale do Itajaí, durante 18 anos, onde atuou como coordenador de cursos de graduação e pós-graduação, coordenador de programas e projetos de pesquisa e extensão, e gerente de programas e ações integradas. Foi Presidente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico 3it. Diretor Geral da Associação Comunitária Pão e Sonho. Tem experiência na área de Gestão, Consultoria e Desenvolvimento de Projetos nas áreas de Ensino Superior, Terceiro Setor e TIC, com ênfase em: Sistemas de Informação, Inteligência Aplicada, Gestão do Conhecimento, Gestão de TIC, Integração de Sistemas, CRM, Modelos de Negócios e Estratégias Competitivas.

Paulo Cristiano Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - 2006 - e Graduado em Informática (Análise de Sistemas) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) - 2002. Atuação na área de Tecnologia da Informação desde 1997. Coordenação de cursos superiores de tecnologia de análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e sistemas para internet na Universidade Camilo Castelo Branco. Representante docente do Câmpus São Paulo na CPA (Comissão Própria de Avaliação) da Unicastelo. Possui publicações científicas em eventos nacionais de reconhecida relevância acadêmica como Enanpad, EnadI e EneO e internacionais como World Conference on Distance Education, APMS - International Conference Advances in Production Management Systems e Congreso Latino-Iberoamericano de Gestión Tecnológica. Membro do Grupo de Estudos e Observação de Gestão, Aprendizagem e Pessoas do EGC/UFSC. Áreas de interesse em pesquisa: educação a distância, gestão da inovação e do conhecimento e gestão de sistemas de informação.

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Publicado

2012-12-18

Edição

Seção

Artigos