A Institucionalização da acreditação internacional em escolas de gestão e negócios brasileiras: fatores determinantes, perspectivas e desafios

Autores

  • Mauricius Munhoz de Medeiros Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Centro Universitário FADERGS-Laureate International Universities.
  • Redvânia Vieira Xavier Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
  • Norberto Hoppen Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).
  • Fernando Marcelo Gossler Wawginiak Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).
  • Aline Caye Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).
  • Sidnei de Moura Lisboa Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n2p222

Resumo

A acreditação internacional de uma Instituição de Ensino Superior (IES) confere-lhe uma chancela de qualidade em educação reconhecida internacionalmente. Ela é obtida após um processo relativamente longo de evidenciação da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem, e do impacto da sua pesquisa e ação profissional. O processo de acreditação internacional provoca, nas IES, uma mudança institucional para adaptação às regras da acreditadora. A pesquisa tem como objetivo analisar os fatores determinantes, os desafios e as perspectivas da institucionalização da acreditação internacional, em Escolas de Gestão e Negócios (EGN), no Brasil. A teoria de base adotada é a institucional e como estratégia, adotou-se o estudo de casos múltiplos, realizado em cinco EGN brasileiras, todas associadas à AACSB. Foram entrevistados 15 envolvidos no processo de acreditação. Evidenciou-se que as pressões isomórficas estão presentes nas razões que motivam a decisão de implementar o processo de acreditação; as pressões coercitivas e miméticas, com um maior número de observações, e as pressões normativas, com um menor número de observações. Identificou-se, também, os desafios de cada etapa do processo de institucionalização, além das perspectivas relacionadas à estratégia de acreditação internacional. Por fim, mapeou-se em quais etapas de institucionalização estão localizadas as EGN estudadas.

Biografia do Autor

Mauricius Munhoz de Medeiros, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Centro Universitário FADERGS-Laureate International Universities.

Graduado em Administração pela Universidade do Vale do Rio do Sinos-UNISINOS. Especialista em Gestão Empresarial pela Universidade Cruzeiro do Sul. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos). Professor da Escola de Negócios do Centro Universitário FADERGS-Laureate International Universities.

Redvânia Vieira Xavier, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Graduada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário do Norte. Especialista em Auditoria e Perícia pela Universidade Nilton Lins. Mestre em Contabilidade e Controladoria pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professora do Departamento de Contabilidade da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Norberto Hoppen, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Graduado em Administração de Empresas e Administração Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Administração - Sistemas de Informação pela Université Pierre Mendès France. Professor titular da Universidade do Vale do Sinos - UNISINOS, atuando na Escola de Gestão e Negócios, nos Programas de Pós-Graduação em Administração e em Ciências Contábeis e no curso de graduação de Administração - Gestão para Inovação e Liderança.

Fernando Marcelo Gossler Wawginiak, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Graduado em Administração pelo Centro Universitário Metodista. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos).

Aline Caye, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Graduada em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Especialista em Gestão Empresarial pela Universidade FEEVALE. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos).

Sidnei de Moura Lisboa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Auditoria e Perícia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Downloads

Publicado

2018-06-11

Edição

Seção

Artigos