Ensino do empreendedorismo sob a ótica de alunos e professores do curso de administração de uma instituição de ensino superior (IES) privada em Minas Gerais

Autores

  • Solange Carvalho Moreira Rodrigues Faculdade Novos Horizontes
  • Marlene Catarina Oliveira Lopes Melo Faculdade Novos Horizontes
  • Ana Lucia Magri Lopes Faculdade Novos Horizontes

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2014v7n2p198

Resumo

Este artigo objetiva verificar a prática didático-pedagógica na área do empreendedorismo e sua interferência na propensão às atividades empreendedoras na percepção de alunos e professores do curso de Administração de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada localizada no Vale do Aço-MG. Este estudo de caso qualitativo descritivo teve como sujeitos de pesquisa quinze alunos do oitavo período do curso de Administração e quatro professores do referido curso, definidos por acessibilidade. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e análise documental. Posteriormente, foram ordenados, tabulados e classificados em unidades temáticas buscando-se os significados e a essência nos relatos. Evidenciou-se que a prática didático-pedagógica adotada na IES pesquisada propicia aos estudantes condições ao processo de empreender indicando a possibilidade de ensino formal do empreendedorismo. Como um fenômeno “multifacetado e multidisciplinar” demonstra não ser excludente uma via ou outra de aprendizado, exigindo no ambiente escolar, atividades práticas como nos moldes da Empresa-Ação ou de empresas simuladas. Do ponto de vista institucional destacam-se algumas contribuições para o campo como a adoção de mecanismos de apoio ao ensino, a realização de parcerias entre os atores institucionais privados e públicos, empresas de transferência de tecnologia ofertando condições estruturais, além das incubadoras.

Biografia do Autor

Solange Carvalho Moreira Rodrigues, Faculdade Novos Horizontes

Mestre em Administração pela Faculdade Novos Horizontes

Marlene Catarina Oliveira Lopes Melo, Faculdade Novos Horizontes

Doutora em Ciências das Organizações pela Université Paris IX - Dauphine - França, 1983. Mestre em Administração (Administração Geral e Relações Industriais) pela FACE / UFMG, 1978. Especialização - Diploma de Estudos Aprofundados - DEA, pela Université Paris IX - Dauphine - França, 1980. Bacharel em Curso de Comunicação Social - Jornalismo. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, 1972. Diretora de Ensino e Pesquisa do Instituto Novos Horizontes de Ensino Superior e Pesquisa Ltda. (mantendor da Faculdade Novos Horizontes). Diretora de Pós-Graduação e Pesquisa da Faculdade Novos Horizontes. Sub-Coordenadora do Mestrado em Administração da Faculdade Novos Horizontes. Professora Titular aposentada da UFMG. Coordenadora do Núcleo de Relações de Trabalho e Tecnologia de Gestão – NURTEG. Membro titular do Conselho Curador da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular – FUNADESP, no biênio 2012-2014. Bolsista de Produtividade em Pesquisa - Nível 1B - do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Consultora ad hoc das revistas RAE (Revista de Administração de Empresas); RAUSP (Revista de Administração da Universidade de São Paulo); O&S (Organização e Sociedade); RAC (Revista de Administração Contemporânea); RAP (Revista de Administração Pública) e RAM (Revista de Administração Mackenzie). Cosultora ad hoc da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Representante Estadual da ANGRAD - Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração no Estado de Minas Gerais. Consultora ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento e Tecnológico - CNPq. Participa ativamente de Bancas Examinadoras de Defesa de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado. Participa de Bancas para concurso de Professor. Foi representante da área de Administração junto ao CNPq. Período: junho de 2002 à junho de 2005. Criou o Curso de Doutorado em Administração da UFMG em 1995. Foi Coordenadora do Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – CEPEAD/UFMG. Foi Chefe do Departamento de Ciências Administrativas da UFMG (1983 à 1985). Autora de vários artigos, capítulos de livros e co-autora de livro. Áreas de interesse: Gestão de pessoas, relações de poder, relações de gênero, processo de regulação de conflitos, identidade, simbolismo, subjetividade.

Ana Lucia Magri Lopes, Faculdade Novos Horizontes

Mestre em Administração pela Faculdade Novos Horizontes

Downloads

Publicado

2014-05-28

Edição

Seção

Artigos