Fatores que influenciam a decisão de escolha pelo Curso de Ciências Contábeis por alunos de IES na cidade de São Paulo

Autores

  • Ivam Ricardo Peleias Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
  • Caroline do Amaral Nunes Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2015v8n3p184

Resumo

A adolescência é um momento de decisões para o jovem e implica em escolher caminhos, renunciando a outras opções. É a fase da vida na qual surgem as primeiras cobranças sobre sua escolha profissional. Vários fatores influenciam esta escolha. Dentre as várias alternativas existentes para o exercício de uma profissão regulamentada, é possível vir a ser contador. Dois fatores relevantes podem influenciar na escolha: a IES em que o jovem realiza o curso superior e a localidade em que reside. Buscou-se investigar e analisar os fatores que influenciaram a decisão de escolha de um grupo de jovens pelo ingresso no curso de graduação em Ciências Contábeis. Foram realizadas entrevistas de profundidade com estudantes do 1º semestre do curso, três da FECAP e três da PUC-SP. Aplicou-se a técnica de análise de conteúdo para interpretar os achados. O fator mais influente relatado é a empregabilidade, seja pela crença de que não faltará emprego, ou porque os entrevistados já estão empregados na área. Diferente do quanto apontado em parte da literatura, constatou-se que os pais não exercem influência direta na escolha do curso dos entrevistados. Os achados estimulam a continuidade das investigações, para aprofundar questões relativas a empregabilidade e a dos entrevistados sobre o mundo do trabalho, bem como a realização de investigações com amostras maiores, para confirmar ou não os resultados encontrados.

Biografia do Autor

Ivam Ricardo Peleias, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Doutor (1999) e Mestre (1992) em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo - FEA-USP, Bacharel em Ciências Contábeis pela Associação Tibiriçá de Educação (1983). Professor e pesquisador contábil do Centro Universitário FECAP e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Editor Adjunto da Revista Brasileira de Gestão de Negócios ? RBGN. Membro do Conselho Editorial e consultor ad hoc de revistas científicas listadas no Qualis CAPES. Pesquisador financiado por órgãos públicos e privados (FAPESP e Fundação Fritz Müller-SC). Desde 2005, Membro da divisão EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade da ANPAD, como líder de tema e Membro do Comitê Científico. Atua na área de Administração - ênfase em Ciências Contábeis - principalmente nos seguintes temas: contabilidade, controladoria, educação e trabalho para a área contábil, perícia contábil, controle interno e gestão de riscos. Sócio da IRPE - Perícia e Consultoria Contábil (www.irpe.com.br).

Caroline do Amaral Nunes, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP

Mestre em Ciências Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP

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Publicado

2015-11-18

Edição

Seção

Artigos