Estratégia de marketing interno na instituição de educação superior

Autores

  • Aléssio Bessa Sarquis Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • Vilmar Gonçalves Tondolo Universidade de Caxias do Sul
  • Rosana Portella Tondolo Faculdade Meridional (IMED)
  • Osvair Almeida Matos Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n1p103

Resumo

O marketing interno compreende o conjunto de estratégias para viabilizar no âmbito interno o cumprimento das promessas de marketing da organização. Este estudo analisa a utilização de estratégias de marketing interno em uma instituição de educação superior no processo de implantação de novo modelo educacional. Trata-se de estudo de caso único com abordagem qualitativa e exploratória. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram entrevistas em profundidade e levantamento documental, interpretados por meio da análise de conteúdo. Os resultados revelam que as estratégias mais utilizadas são: execução de programas de capacitação de funcionários; desenvolvimento de materiais/apostilas de orientação; criação de blog na web; e a aplicação de pesquisa interna. Os depoimentos indicam que as estratégias de marketing interno contribuíram para a implantação de novo modelo educacional, mas há insatisfação dos gestores com o programa de marketing interno da instituição.

Biografia do Autor

Aléssio Bessa Sarquis, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo e professor do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Florianópolis, Santa Catarina – Brasil. E-mail: alessio.sarquis@ig.com.br

Vilmar Gonçalves Tondolo, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul - Brasil. E-mail: vtondolo@gmail.com

Rosana Portella Tondolo, Faculdade Meridional (IMED)

Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade Meridional (IMED), Passo Fundo, Rio Grande do Sul - Brasil. E-mail: rosana.tondolo@imed.edu.br

Osvair Almeida Matos, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

Mestre em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Diretor da Escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), São Bento do Sul, Santa Catarina – Brasil. E-mail: osvair@sc.senai.br

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Publicado

2017-02-20

Edição

Seção

Artigos