EAD na contabilidade: uma análise de sua efetivação de uso no curso de ciências contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Autores

  • Luiz Fernando Kovara Vieira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Ângela Rozane Leal de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Ariel Behr Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Fernanda da Silva Momo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n2p27

Resumo

O presente estudo tem como objetivo demonstrar com que abordagem e em quais disciplinas de Educação a Distância (EAD) pode melhorar a aprendizagem, a partir da percepção dos discentes do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estudo parte da problemática relativa às percepções dos discentes do Curso de Ciências Contábeis com relação a quais disciplinas podem ter seu aprendizado potencializado com essa modalidade de ensino. Para tanto, utiliza-se de como metodologia de pesquisa o foco quantitativo e explicativo, aplicado por meio dos procedimentos metodológicos de estudo de caso, com utilização de questionário. De todos os resultados obtidos evidencia-se que os alunos, em sua maioria, integram uma faixa etária jovem e possuem facilidades no uso dos aparelhos de informática. Além disso, os respondentes sugerem que as disciplinas que não estão diretamente ligadas à área de contabilidade deveriam ser ministradas no formato a distância, que haja necessidade de incentivo por parte do professor para que os alunos participem de fóruns e atividades EAD, bem como uma não disposição dos alunos para a realização de um curso totalmente ministrado a distância. Diante dos resultados obtidos com a aplicação desta pesquisa, sugere-se que a UFRGS estabeleça uma avaliação sobre as disciplinas que poderiam ser melhor ofertadas na modalidade a distância e da capacitação dos professores, visando aprimorar o processo de aprendizagem.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Kovara Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015), atuando na Contabilidade do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade

Ângela Rozane Leal de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora adjunta, exclusiva com Dedicação, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS (Brasil) atuando como docente na Graduação em Ciências Contábeis e na pós-graduação em Agronegócios da UFRGS. Tem experiência na área Contábil, Financeira e de Custos, desde 1991, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Contabilidade e custódio. Possui Doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2014); Mestrado em Ciências Contábeis na UNISINOS (Concluído em 2007). Especialização em Controladoria de Gestão pela UFRGS (2003) e em Administração de Recursos Humanos pela FDRH (1993). Graduação em Ciências Contábeis (1990).

Ariel Behr, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor e Mestre em Administração com ênfase em Sistemas de Informação e Apoio à Decisão pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bolsista CAPES. Bacharel em Ciências Contábeis pela UFRGS. Atualmente Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (DCCA). Tem experiência na área de Ciências Contábeis, Gestão Pública e Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas e Tecnologias de Informação, Sistemas de Informação para a Gestão; Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Ferramentas de Gestão, Educação a Distância e Gestão de Custos.

Fernanda da Silva Momo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.

Downloads

Publicado

2016-05-02

Edição

Seção

Artigos