Os jogos da memória

Autores

  • Ana Luiza Carvalho da Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cornelia Eckert Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Interpreta-se a(s) trajetória(s) antropológica que relaciona(m) as noções de tempo, memória e narrativa. No campo da composição da narrativa etnográfica, a Antropologia tem como paradigma o tratamento da dialética temporal. Nessa forma de tecer uma trajetória propomos conceber a etnografia da duração como estudo da discordância dos instantes vividos que conformam uma existência humana.

Biografia do Autor

Ana Luiza Carvalho da Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985) e doutorado em Antropologia - Université de Paris V (René Descartes) (1994). Atualmente é antropóloga da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora participante da Universidade Federal de Santa Catarina Tem experiência na área de Antropologia visual e sonora, com ênfase e na pesquisa com coleções etnográficas, estética urbana e memória coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: trajetórias sociais, narrativas biográficas, patrimônio etnológico, estetica urbana, antropologia visual e sonora, formas de sociabilidade. Coordenadora de Pesquisa do Banco de Imagens e Efeitos Visuais do Laboratório de Antropologia Social/PPGAS/UFRGS. Atua como pesquisadora do Instituto Anthropos no âmbito dos estudos e pesquisa sobre memória ambiental, praticas cotidianas e sustentabilidade.

Cornelia Eckert, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Bacharelado em História (1981) e graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), mestrado PPGAS IFCH UFRGS (1985), doutorado em Antropologia Social - Paris V - Sorbonne, Université Renne Descartes (1991) e pós-doutorado em Antropologia Sonora e Visual, Paris VIII. Professora Associada 1 do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós Graduação em Antropologia Social na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Linhas de pesquisa antropologia visual e imagem, antropologia urbana, antropologia e meio ambiente. Pesquisa sobre memória coletiva, trajetória, sociabilidade na cidade a partir de etnografias da duração. Coordenadora do BIEV portal www.biev.ufrgs.br e do Núcleo de Antropologia Visual. Atualmente participa Comissão Ttécnico-científica da Fapergs, do Conselho Editorial UFRGS, da Comissão Salão IC UFRGS, Coordenadora do PPGAS UFRGS, Vice-coordenadora do GT Patrimônio da ABA e participa da Comissão de Imagem e Som da Anpocs.

Downloads

Publicado

2000-01-01

Como Citar

ROCHA, Ana Luiza Carvalho da; ECKERT, Cornelia. Os jogos da memória. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 71–84, 2000. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/14640. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos