O que Santa Catarina pode fazer pela Antropologia do Brasil

Autores

  • Otávio Guilherme Cardoso Alves Velho Museu Nacional

Resumo

A oportunidade de fazer esta conferência por ocasião das comemorações dos vinte anos do Programa de pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina é para mim uma honra e um prazer. Tendo acompanhado este Programa — em que se incorporaram diversos ex-alunos e muitos amigos — desde o inicio,  sinto-me ligado a ele por fortes laços intelectuais e afetivos. Agradeço, assim, sinceramente este convite, que constitui
mais uma das muitas gentilezas de que tenho sido imerecidamente alvo através dos anos por parte dos seus integrantes.

Biografia do Autor

Otávio Guilherme Cardoso Alves Velho, Museu Nacional

Possui doutorado em Sociology pela University of Manchester (1973) e pos-doutorado pela Stanford University (1981). Atualmente é Pesquisador e Professor Emérito da UFRJ, conselheiro da Financiadora de Estudos e Projetos, sócio da SBPC - SP, assessoria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, conselheiro da Fundação Universitária José Bonifácio, Bolsista do Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, assessoria do Instituto Superior de Estudos da Religião, membro do Conselho Diretor do Instituto do Pluralismo Cultural, assessor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, assessor do Fundação Getúlio Vargas - RJ, assessor do Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional, assessor do Associação Brasileira de Antropologia, Membro de comissão da Programa de Apoio a Núcleos de Excelência e Membro do Conselho Nacional de Política Cultural do Ministério da Cultura. Tem experiência na área de Antropologia , com ênfase em Antropologia da Religião. Atuando principalmente nos seguintes temas: capitalismo, autoritarismo, campesinato.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Como Citar

VELHO, Otávio Guilherme Cardoso Alves. O que Santa Catarina pode fazer pela Antropologia do Brasil. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 7, n. 1,2, p. 045–055, 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/1559. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Especial 20 anos