Simetrização, Hibridismo e Agência na Antropologia

Autores

  • Theophilos Rifiotis Theophilos Rifiotis Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Jean Segata Universidade Federal do Rio Grande do Norte, RN, Brasil
  • Oscar Calavia Saez Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8034.2015v17n2p6

Resumo

O presente dossiê, intitulado Simetrização, Hibridismo e Agência na Antropologia, tem o objetivo de difundir os resultados das duas primeiras edições do Seminário Mapeando Controvérsias Contemporâneas, organizadas pelo Grupo de Pesquisa em Antropologia do Ciberespaço (GrupCiber) do Programa de Pós-graduação de Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina, em 2013 e 2014, com apoio da CAPES, PPGAS/UFSC e da Direção do Centro de Filosofia e Ciências Humanas/UFSC. A terceira edição, “Ciência, Biotecnologia e Cibercultura”, tem lugar em novembro de 2015 com apoio do CNPq, CAPES, FAPESC e do PPGAS/UFSC. Na primeira edição, o tema do Seminário foi “Humanos e Não Humanos na Antropologia” e na segunda, o tema é aquele que dá nome a este dossiê. Somadas, as duas primeiras edições do seminário reuniram uma amostra significativa de pesquisadores de diversas instituições do Brasil e do exterior, como UFMG, UnB, Museu Nacional/UFRJ, UFRGS, UFRN, UFSC e Université de Nanterre – Paris X.

Biografia do Autor

Theophilos Rifiotis Theophilos Rifiotis, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professor do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina. Lecionou na Université de Montréal (Canadá) e na Universidad de Buenos Aires (Argentina) e em várias universidades no Brasil. Pesquisador convidado no Centre dAnalyse et dIntervention sociologique (CADIS) da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) de Paris, do Centre de recherche interdisciplinaire sur la violence familiale et la violence faite aux femmes (CRI-VIFF) e Centre international de criminologie comparée (CICC) da Université de Montréal (Montreal). Realizou pós-doutorado na Université de Montréal e na École des Hautes Études  en Sciences Sociales de Paris. Mestrado na Universidade de Paris V - René Descartes (1982) e Doutorado na USP (1994). Foi duas vezes vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber) de 2008 a 2011. Consultor ad hoc do CNPq, CAPES, FAPESP, MEC. Coordenador do LEVIS (Laboratório de Estudos das Violências) e do GrupCiber (Grupo de Pesquisa em Ciberantropologia) da UFSC.

Jean Segata, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, RN, Brasil

Professor do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui mestrado e doutorado em Antropologia Social pela UFSC onde também realizou pós-doutorado. Tem experiência na área Antropologia Urbana e Teoria Antropológica, atuando principalmente nos seguintes temas/campos: redes sociotécnicas; ciência, tecnologia e sociedade; cibercultura; natureza e cultura; relações homem-animal em meios urbanos.

Oscar Calavia Saez, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil

possui graduação em Geografía e Historia pela Universidad Complutense de Madrid (1986) , mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1991) , doutorado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1995) e pós-doutorado pela Centre National de la Recherche Scientifique (2003) . Atualmente é PROFESSOR ADJUNTO da Universidade Federal de Santa Catarina, da Universidad Complutense de Madrid, Chercheur Associé da Centre National de la Recherche Scientifique, Membro correspondente da Societe Des Americanistes e Membro de corpo editorial da Journal de la Société des Américanistes. Tem experiência na área de Antropologia , com ênfase em Etnologia Indígena. Atuando principalmente nos seguintes temas: Etnohistoria, Pano, Yaminawa.

Downloads

Publicado

2015-12-23

Como Citar

THEOPHILOS RIFIOTIS, Theophilos Rifiotis; SEGATA, Jean; SAEZ, Oscar Calavia. Simetrização, Hibridismo e Agência na Antropologia. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 006–012, 2015. DOI: 10.5007/2175-8034.2015v17n2p6. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/2175-8034.2015v17n2p6. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiês