Limites e lugares: entre caminhos m?bêngôkre

Autores

  • Ester de Souza Oliveira Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/Universidade de Brasília
  • João Lucas Moraes Passos Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8034.2019v21n1p170

Resumo

Este trabalho reúne duas pesquisas feitas entre os M?bêngôkre, povo jê mais conhecido como Kayapó e habitante da bacia do Xingu. Realizadas em dois subgrupos distintos, no Pará (TI Kayapó) e no Mato Grosso (TI Capoto/Jarina), as etnografias aqui trabalhadas voltam atenção para a territorialidade m?bêngôkre, explorando as andanças e a produção de redes de lugares-eventos nomeados, intimamente ligadas à organização sociopolítica desse povo. Os deslocamentos ainda são pouco explorados na literatura antropológica sobre os M?bêngôkre, apesar de constituírem tema praticamente onipresente nas narrativas dos anciãos. Partimos das enunciações toponímicas nesses relatos para observarmos a dinâmica da produção de lugares e sua relação com as separações históricas dos subgrupos m?bêngôkre; onde também estão em jogo práticas estatais, como a demarcação das terras e o estabelecimento de limites estaduais, que, embora contrastando com a territorialidade m?bêngôkre, acabam por fornecer um idioma para as relações políticas entre os diferentes subgrupos. 

Biografia do Autor

Ester de Souza Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/Universidade de Brasília

Possui graduação (2006-2010) em Antropologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atuou no período de 2011-2015 na Coordenação Geral de Identificação e Delimitação (CGID/DPT/FUNAI). Cursa mestrado (2015-2017) em Antropologia Social na Universidade de Brasília (UNB), participa do Laboratório de Antropologias da T/terra e do Projeto T/terras indígenas e territórios conceituais: incursões etnográficas e controvérsias públicas - UnB/CNPq, coordenados pela Prof. Marcela Stockler Coelho de Souza (PPGAS/Departamento de Antropologia [UnB])

João Lucas Moraes Passos, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/Universidade de Brasília

Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena. Trabalha e faz pesquisa com os Kayapó do Pará. Participa do Laboratório T/terra, do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília. Faz o curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília (UnB)

Downloads

Publicado

2019-10-07

Como Citar

OLIVEIRA, Ester de Souza; PASSOS, João Lucas Moraes. Limites e lugares: entre caminhos m?bêngôkre. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 21, n. 1, p. 170–196, 2019. DOI: 10.5007/2175-8034.2019v21n1p170. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/2175-8034.2019v21n1p170. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Cosmopolíticas da Terra contra os limites da territorialização