Revistas

  • PESQUISAR - Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia

    A PESQUISAR – Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia é uma iniciativa de publicação do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia (NEPEGeo). O NEPEGeo desenvolve atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, voltadas para os processos de formação inicial, formação permanente e atuação dos profissionais de Geografia no Ensino Básico e Superior.

    A Pesquisar constitui-se um veículo de comunicação cultural e científica do Departamento de Metodologia de Ensino, do Centro de Ciências da Educação; do Departamento de Geociências, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

    Sua proposta é reunir periodicamente contribuições de pesquisas e experiências metodológicas da Geografia Escolar, fomentando a construção coletiva dos Estudos Geoeducacionais e se destina a publicar artigos, notas, relatos de pesquisa e outras contribuições de professores e pesquisadores da Geografia e áreas afins.

    ACERCA DE LA REVISTA

    La PESQUISAR es una iniciativa de publicación del “Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia” (NEPEGeo). El NEPEGeo desarrolla actividades de educación e investigación, en los procesos de formación inicial, formación continua y el desempeño de los profesionales de geografía en la educación básica y superior.

    La PESQUISAR constituye un vehículo de comunicación cultural y científica del “Departamento de Metodologia de Ensino”, do “Centro de Ciências da Educação”; do “Departamento de Geociências”, do “Centro de Filosofia e Ciências Humanas” e do “Programa de Pós-Graduação em Geografia”, da “Universidade Federal de Santa Catarina”, Brasil.

    Su propuesta es reunir periódicamente contribuciones de investigación y de experiencias metodológicas de la geografía escolar, para el fomento de la construcción colectiva de Estudios Geoeducacionais y tiene como objetivo publicar artículos, notas, informes de investigación y otras contribuciones de los profesores e investigadores de la geografía y campos relacionados.

    ABOUT THE JOURNAL

    The PESQUISAR is a publication initiative of the “Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia” (Center for Studies and Research in Teaching Geography) (NEPEGeo). The NEPEGeo develops Teaching, Research and Extension activities, focused on the processes of initial formation, permanent formation and performance of the Geography professionals in Basic and Higher Education.

    The PESQUISAR constitutes a vehicle of cultural and scientific communication of the Department of Teaching Methodology, Center of Sciences of the Education; The Department of Geosciences, the Center for Philosophy and Human Sciences and the Postgraduate Program in Geography of the Federal University of Santa Catarina, Brazil.

    His proposal is to periodically gather contributions from researches and methodological experiences of School Geography, fostering the collective construction of Geoeducational Studies and is intended to publish articles, notes, research reports and other contributions of teachers and researchers of Geography and related areas.

  • International Journal of Knowledge Engineering and Management

    A Revista

    International Journal of Knowledge Engineering and Management (IJKEM) é promovido pelo Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (EGC/UFSC).

    International Journal of Knowledge Engineering and Management (IJKEM) é um periódico interdisciplinar com foco em estudos de Engenharia, Inovação e Gestão, e mídias do conhecimento. Tem por objetivo fornecer um espaço para o debate científico/tecnológico multi/inter/transdisciplinares. Assim, a missão norteadora é promover  o avanço nas fronteiras do conhecimento enquanto fator de produção e geração de valor social, econômico, ambiental e/ou organizacional,  neste sentido, disseminar pesquisas que contribuam para o avanço e fortalecimento do desenvolvimento sustentável das  organizações e das sociedades. 

    Os artigos publicados no IJKEM devem ser resultantes de pesquisas científicas (bibliográfica, documental, experimental), pesquisas tecnológicas, ensaios de caráter teórico fundamentados em revisão de literatura e estudos de caso. Todos eles, preferencialmente, com pelo menos um dos autores com título de doutor.

    Os trabalhos devem ser originais e inéditos com vistas a apresentar uma contribuição para a comunidade científica.

    Não são aceitos artigos já apresentados em outros periódicos ou na íntegra a eventos científicos. Somente serão aceitas aquelas comunicações não apresentadas na íntegra, como os “short papers” ou resumos, sempre que, os trabalhos sejam reelaborados, ampliados e que as modificações sejam significativas. Pois, entende-se que este último texto será inédito em relação ao primeiro, assim, passível de ser aceito para avaliação.

  • Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health

    Cuadernos Brasileños de Salud Mental para todos es una publicación trimestral de la Universidad Federal de Santa Catarina, que se articula como órgano de comunicación de la Asociación Brasileña de la Salud Mental - ABRASME.

  • Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia

    Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC. Seu objetivo principal é a divulgação de trabalhos de pesquisa na área de ensino de ciências e matemática.

    A imagem da capa é um desenho do pintor, poeta e contista Rodrigo de Haro, que gentilmente autorizou a sua utilização. Inspirado no quadro Santa Catarina de Alexandria, pintado em 1598 por Caravaggio, o desenho foi publicado no livro Mistérios de Santa Catarina (Athanor, Florianópolis, 1992).

  • Biotemas

    A comissão editorial informa que as submissões para a revista Biotemas estão SUSPENSAS A PARTIR DE 07/10/2022, para futura reformulação da revista. Submissões feitas pelo sistema da revista após esta data serão rejeitadas. Os artigos já submetidos tramitarão normalmente.

     

    Biotemas é uma publicação trimestral do Centro de Ciências Biológicas da UFSC. Publica manuscritos em todas as subáreas das Ciências Biológicas e em áreas relacionadas. Tem como público alvo pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação.

  • Caderno Brasileiro de Ensino de Física

    O periódico Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF) foi criado em 1984 com o objetivo de promover e disseminar a produção científica na área de ensino de Física, no Brasil e em países da América Latina. Seus três primeiros números foram custeados, em sua íntegra, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Este suporte inicial foi decisivo para a implantação do periódico, que teve, desde o seu quinto exemplar (v. 3, n. 1) e durante dez anos, o apoio financeiro do Subprograma Educação para a Ciência (SPEC), do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PADCT/CAPES).

    Trata-se de uma das revistas de maior capilaridade na área de Ensino de Ciências/Física, no Brasil, com mais 40 anos de publicação ininterrupta, cuja história relaciona-se fortemente com a produção de conhecimento, em nosso país, sobre ensino de Ciências/Física e formação docente. Ao disseminar investigações desenvolvidas por docentes e pesquisadores brasileiros e latino-americanos, visa a elevar a qualidade do ensino da Física/educação em ciências tanto nas instituições de ensino superior quanto nas comunidades escolares. Inicialmente direcionada aos cursos de formação de professores de Física, atualmente seus artigos são leitura obrigatória para a formação de pesquisadores, de estudantes em cursos de pós-graduação em Educação em Ciências/Física e na formação docente inicial e continuada em Ciências/Física. Foi classificada no último Qualis no estrato A1.

    Todo o trabalho de editoria, desde a triagem das submissões aceitas, o gerenciamento do processo de avaliação por pares e a editoração é realizado pela editoras-chefes e pelos editores associados, que contam apenas com a contrapartida de suas instituições de origem.

    Os trabalhos submetidos à revista são analisados, anonimamente, por no mínimo dois pareceristas externos, selecionados por sua especialidade ou afinidade com o tema dos artigos sob avaliação. Em caso de discordância nos pareceres, um terceiro é consultado, sendo que somente artigos com dois pareceres favoráveis são aceitos para publicação.

    A partir de 2015 o periódico passou a ser publicado apenas no formato online e, a partir de 2020, novas seções passaram a organizar tanto os artigos publicados quanto as submissões de trabalhos no CBEF. A ideia geral foi atualizar e reorganizar as seções em função de novos temas que vêm sendo pesquisados nas áreas de ensino de Física e de Educação em Ciências. A revista passou a contar com quatro seções relacionadas a pesquisas teóricas ou empíricas:

    - Ensino e aprendizagem de Ciências/Física - Pesquisas teóricas ou empíricas sobre aspectos cognitivos, sociais, culturais e afetivos envolvidos no ensino e na aprendizagem de Ciências/Física em diferentes níveis de escolaridade; ensino de Ciências/Física e inclusão escolar; abordagens e práticas de avaliação; educação em espaços não formais.

    - Formação de Professores de Ciências/Física - Pesquisas teóricas ou empíricas sobre modelos e práticas de formação de professores para diferentes níveis de escolaridade; análise de programas e políticas de formação na graduação, em serviço e na pós-graduação; desenvolvimento profissional de professores; saberes docentes.

    - História, Filosofia e Sociologia da Ciência e ensino de Ciências/Física - Pesquisas teóricas ou empíricas relacionadas à educação em Ciências/Física com aportes da História da Ciência; da Epistemologia e Filosofia da Ciência; da Sociologia do conhecimento científico; estudos sobre a natureza da ciência; estudos de gênero com aportes da História, Filosofia e Sociologia da Ciência.

    - Currículo de Ciências/Física - Pesquisas teóricas ou empíricas, relacionadas à educação em Ciências/Física que necessariamente dialoguem com a literatura educacional sobre currículo para investigar questões curriculares, como, por exemplo, políticas curriculares, abordagens curriculares CTS/A, abordagens curriculares sociocientíficas; alfabetização científica e tecnológica; letramento científico, multiculturalismo, interculturalidade e decolonialidade; políticas de ações afirmativas.

    Essa nova organização visa a contribuir para uma maior inclusão de trabalhos e melhor representar o estado da arte da pesquisa em ensino de Ciências/Física.

    Idiomas: português, espanhol e inglês.

  • Cadernos de Tradução

    Cadernos de Tradução fue creada en 1996 por profesores de la Universidad Federal de Santa Catarina. La revista publica artículos inéditos, reseñas, reseñas de traducción, entrevistas y artículos traducidos. Actualmente, Cadernos de Tradução está vinculada al Programa de Posgrado en Estudios de Traducción de la Universidad Federal de Santa Catarina (PGET-UFSC) y representa un reconocido foro de discusión nacional e internacional sobre la investigación en el campo de los Estudios de Traducción. La revista está indexada en diversas bases de datos nacionales y extranjeras, evaluada como A1, en Qualis/Capes y con Q1 en Scimago Journal & Country Rank de Scopus. Cadernos de Tradução es parte de la Colección SciELO Brasil.

    El principal objetivo de la revista es publicar resultados de investigaciones en el ámbito de los Estudios de Traducción en Brasil y en el extranjero y participar en el debate en el campo, de inherente interdisciplinariedad. Publica artículos, reseñas y entrevistas de gran calidad, con una contribución científico-académica eficaz a los Estudios de Traducción. Además, los criterios adoptados para la selección de los trabajos son: originalidad, claridad y pertinencia para el ámbito de estudios.

    A partir de 2022, la revista Cadernos de Tradução empezó a publicar en flujo continuo siguiendo los principios de la ciencia abierta.

    Cadernos de Tradução se encuentra en formato exclusivamente en línea y trabaja con acceso abierto, sin cobrar aranceles para el acceso y publicación de los textos.

    La revista tiene una página en Facebook e Instagram.

  • Em Tese

    Revista digital semestral do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política (PPGSP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Publica textos inéditos – artigos, ensaios, resenhas, entrevistas e traduções – de pesquisadores da Sociologia, Ciência Política e áreas afins. Recebe textos no sistema de fluxo contínuo e dossiês.

  • Estudos em Jornalismo e Mídia

    Publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (UFSC).
    Primeiro periódico brasileiro da Comunicação a adotar o DOI (Digital Object Identifier).
    São aceitos textos em português, espanhol e inglês. Qualis A3 (Qualis Capes 2017-2020).

  • Anuário de Literatura

    Anuário de Literatura tem como missão difundir o conhecimento novo e inovador na área de Literatura, Teoria e Crítica Literária. Está direcionada para pesquisadores e profissionais de literatura.

    Periodicidade Publicação contínua (a partir de 2021)

    Curta nossa Fanpage

  • Extensio: Revista Eletrônica de Extensão

    A Revista Extensio tem como missão contribuir para a disseminação e promoção de novos conhecimentos na área da extensão.

    Publica: artigos, ensaios, dossiês, resenhas, entrevistas, temas de atualidades e relatos de experiência, que podem ser tanto específicos de uma determinada disciplina quanto interdisciplinares no que se refere à sua metodologia, teorização e bibliografia.  

    Idiomas: português, inglês e espanhol.

  • Fragmentos: Revista de Língua e Literatura Estrangeiras

    A revista Fragmentos está hospedada no Portal de Periódicos UFSC apenas como histórico institucional. Estão disponíveis as edições de 1986 a 2016.

  • Boletim de Pesquisa NELIC

    Boletim de Pesquisa NELIC é o periódico semestral do Núcleo de Estudos Literários & Culturais, voltado à publicação de textos acadêmicos de pesquisadores nacionais e estrangeiros nas áreas de literatura e cultura contemporâneas, notadamente nos espaços brasileiro e latino-americano.

    O Boletim de Pesquisa NELIC foi descontinuado, e consta no Portal de Periódicos UFSC apenas como histórico institucional.

  • Ilha do Desterro A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies

    A Revista Ilha do Desterro publica, desde 1979, artigos e resenhas inéditos nas áreas de Inglês, Literatura e Estudos Culturais. Ilha do Desterro é um periódico do Programa de Pós-Graduação em Letras: Inglês e Literatura Correspondente da UFSC, com publicação quadrimestral. Sua maior missão é circular os resultados de pesquisas acadêmicas nas áreas de Inglês, Literatura e Estudos Culturais.

    Condição para publição:
    São aceitos trabalhos em que pelo menos um dos autores tenha o título de doutor. Mestrandos, mestres e doutorandos podem submeter artigos com a condição de que sejam co-autores com pesquisadores doutores. A comissão editorial entende que a supervisão de alunos deve ser explícita, e não deve ser tomada como co-autoria. Artigos derivados de pesquisas de mestrado ou doutorado devem incluir o nome do orientador em nota de rodapé, e não como co-autor. Uma exceção é feita as resenhas, em que é permitido resenhas de doutorandos.

  • INSULA Revista de Botânica

    A revista Insula está hospedada no Portal de Periódicos UFSC apenas como histórico institucional. Estão disponíveis as edições de 1969 a 2012.

    Insula foi um periódico científico do Departamento de Botânica da UFSC. Criada em 1969, teve como objetivo principal publicar e divulgar trabalhos científicos inéditos e originais, de pesquisadores nacionais e estrangeiros, relacionados às distintas áreas da Botânica, em português, inglês e espanhol. A revista foi descontinuada em 2012.

  • Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas

    Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas foi uma publicação semestral de trabalhos inéditos relacionados à interdisciplinaridade. Sua proposta foi divulgar o conhecimento interdisciplinar, bem como trabalhos e pesquisas que articulem diferentes áreas, em especial nas Ciências Humanas e nas Artes. 

    Informamos que a Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas foi descontinuada, e apenas constará como histórico, sem recebimento ou publicação de novos artigos.

  • Motrivivência

    Motrivivência é um periódico científico do campo do conhecimento que engloba a Educação Física, Esporte e Lazer. É publicado sob a responsabilidade editorial do Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva (LaboMidia/UFSC), com o apoio do Centro de Desportos/UFSC e do Portal de Periódicos/UFSC. 

    Os debates sobre o pluralismo de ideias e a interdisciplinaridade na produção do conhecimento na Educação Física e áreas afins fizeram nosso projeto editorial constituir-se num veículo para a difusão de pesquisas cujo escopo/foco tematizam questões referentes à cultura corporal na sua interface com as ciências humanas e sociais, notadamente abordagens socioculturais, filosóficas e pedagógicas.

    Publica: artigos originais, revisões, ensaios, relatos de experiência e entrevistas comentadas.

    Idioma: português ou espanhol (título, resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol).

  • Em Debate

    A revista Em Debate está hospedada no Portal de Periódicos UFSC apenas como histórico institucional. Estão disponíveis somente as edições de 1999 a 2017.

  • outra travessia

    A outra travessia tem como missão difundir reflexões atuais sobre temáticas relacionadas aos campos da Literatura e da Teoria Literária. Recebe originais de artigos e ensaios relativos a esses campos, assim como resenhas de livros, entrevistas, traduções. O fluxo de edição se dá por chamadas de publicações temáticas, abertas duas vezes ao ano.

    Publica: originais de artigos, ensaios, resenhas de livros, entrevistas e traduções. 

    Idiomas: português; inglês; espanhol.

  • Política & Sociedade

    Política & Sociedade es una publicación cuatrimestral del Programa de Posgrado en Sociología Política en la Universidad Federal de Santa Catarina. La revista está orientada para la difusión de artículos, reseñas, traducciones y ensayos bibliográficos inéditos sobre temas y problemas de la sociología política y disciplinas afines. Los artículos siguen los criterios de calidad académica y relevancia  social.
  • Encontros Bibli: revista electrónica de bibliotecología y ciencias de la información.

    Encontros Bibli: revista electrónica de bibliotecología y ciencias de la información es una publicación periódica del Programa de Postgrado en Ciencias de la Información de la Universidad Federal de Santa Catarina (Brasil) cuya misión es contribuir a la difusión y promoción de nuevos conocimientos en Ciencias de la Información. Información, Biblioteconomía, Archivología, Museología y áreas relacionadas.

    Principalmente recibe originales inéditos de artículos resultantes de investigaciones científicas, ensayos teóricos basados en la revisión de literatura y estudios de casos. Todos ellos, preferentemente, con al menos uno de los autores con doctorado.

    Qualis A2 - Comunicación e información.

  • Principia: an international journal of epistemology

    Principia: an international journal of epistemology fue fundada en 1997 y publica regularmente artículos, discusiones y reseñas. La revista tiene como objetivo publicar trabajos académicos originales sobre epistemología, ampliamente concebida abarcando la teoría del conocimiento, la filosofía de la ciencia, la filosofía del lenguaje, la filosofía de la mente, la filosofía de la lógica, la metafísica y otros temas relacionados, con un enfoque analítico y énfasis en los períodos moderno y contemporáneo.

    Publicada originalmente solo en forma impresa, en 2005 la revista comenzó a publicarse en línea. De 1999 a 2023, la revista publicó tres números al año. Desde 2024 se publican cuatro números al año: en marzo, junio, septiembre y diciembre, solo en la versión en línea.

  • Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano

    A revista não está aceitando novas submissões neste momento. As normas da RBCDH estão em reformulação e, por essa razão, a RBCDH não está aceitando novas submissões neste momento. A previsão é que no primeiro semestre de 2025 o sistema de submissão de novos artigos seja reaberto. 

     

    A Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano (RBCDH) tem como finalidade divulgar conhecimentos científicos originais que contribuam para o avanço da ciência do movimento humano, com ênfase na cineantropometria nas suas vertentes morfológica e funcional, bem como os fatores condicionantes do desempenho físico. 

    Publica: artigos originais, artigos de revisão, pontos de vista.

    Idiomas: inglês.

  • Revista de Ciencias de la Administración

    La Revista de Ciências da Administração (RCA) tiene como objetivo difundir la producción científica en Ciencias de la Administración y áreas afines, con el objetivo de contribuir a la discusión y desarrollo del conocimiento en esas áreas. El público objetivo está formado por investigadores, docentes, estudiantes y profesionales que realizan estudios e investigaciones sobre temas relacionados con las áreas temáticas de la Revista.

    El Equipo Editorial de la Revista sigue los estándares contenidos en el Manual de Buenas Prácticas para la Publicación Científica de la ANPAD. Haga clic aquí para acceder al documento.

    Publica: artículos inéditos.

    Idiomas: portugués, inglés y español.

  • Esboços: historias en contextos globales

    Esboços: historias en contextos globales tiene como principal objetivo contribuir al debate en torno a la Historia Global. En este sentido, la revista publica artículos, entrevistas y reseñas que fomenten reflexiones relacionadas con los abordajes transculturales, las múltiples integraciones, las historias conectadas, transnacionales, comparadas, marítimas, del sistema mundo, de los procesos en micro y macro escala, entre otros enfoques propios de la Historia Global.

    La revista tiene periodicidad cuatrimestral y es una iniciativa del Programa de Posgrado en Historia de la Universidad Federal de Santa Catarina.

    Síguenos en FacebookInstagram y Twitter. Echa un vistazo a nuestro canal de podcasts llamado Podcast da Esboços, con episodios disponibles en SpotifyGoogle Podcast y Apple Podcasts.

  • Revista Estudos Feministas

    REF es una publicación cuadrimestral que tiene como objetivo divulgar científicamente textos originales en portugués, inglés y español, en forma de artículos, ensayos y reseñas, sobre género, feminismos y sexualidades, que pueden ser tanto relativas a una disciplina determinada como interdisciplinarias en su metodología, manejo teórico y bibliografía. Los textos publicados contribuyen para el estudio de las cuestiones de género, provenientes de diferentes disciplinas: historia, sociología, antropología, literatura, estudios culturales, ciencias políticas, medicina, psicología, teoría feminista, semiótica, demografía, comunicación, psicoanálisis, relaciones internacionales, entre otros.

  • INTERthesis, Revista Internacional Interdisciplinaria

    INTERthesis está abierta para la sumisión de artículos originales. Los artículos deben ser originales con temática interdisciplinaria, estableciendo articulaciones entre disciplinas principalmente en áreas tales como Estudios de Género, Sociedad y Medio Ambiente y Condición Humana en la Modernidad. Se aceptarán artículos en portugués, inglés y español con la finalidad de divulgar las investigaciones interdisciplinarias originadas en diversos países y facilitar el acceso a los textos originales. Antes de someter su artículo verifique las “Instrucciones a los autores” (en la cabecera y abajo de este número).

    Antes de enviar el texto y haga clic aquí para verificar las Instrucciones a los autores.

  • ethic@ - An international Journal for Moral Philosophy

    ethic@ - An international Journal for Moral Philosophy (eISSN 1677-2954), uma publicação do Núcleo de Ética e Filosofia Política da UFSC, tem como objetivo principal publicar trabalhos inéditos (artigos, resenhas, entrevistas, traduções), com excelência e vanguarda na área de Filosofia Moral Moderna e Contemporânea. 

  • Revista Psicologia: Organizações e Trabalho

    A revista está hospedada no Portal de Periódicos UFSC apenas como histórico institucional. Estão disponíveis somente as edições de 2001 a 2011.

    Para acessar os demais números,  visite o portal de Periódicos Eletrônicos em Psicologia. Clique aqui!

    Para submeter seus trabalhos, Clique aqui!

  • Fórum Linguístico

    Fórum Linguístico es una revista publicada por el Programa de Posgrado en Lingüística de la Universidade Federal de Santa Catarina desde 1998. Con periodicidad trimestral, la revista vehicula investigaciones y debates relativos a todos los campos de la Lingüística Teórica y de la Lingüística Aplicada. Tiene por objetivo divulgar trabajos inéditos, de carácter teórico o aplicado, en el área del lenguaje y de su enseñanza. Publica contribuciones de colaboradores de Brasil y del exterior que estén redactados en portugués, español e inglés.
  • Revista Seqüência: Estudos Jurídicos e Políticos

    La Revista Seqüência - Estudios Jurídicos y Políticos, Revista Qualis A1 en el área de Derecho y editada desde 1980 por el Programa de Postgrado en Derecho Stricto Sensu de la Universidad Federal de Santa Catarina (PPGD / UFSC), tiene como principal objetivo la difusión académica de temas que ofrezcan un abordaje marcadamente desde el sesgo de la teoría crítica del Derecho y / o las diferentes dimensiones del constitucionalismo contemporáneo, con un análisis crítico de sus reflexiones sobre las líneas de investigación en las siguientes áreas de concentración de la Programa: Derecho, Estado y Sociedad; Derecho Internacional y Sostenibilidad; Teoría e Historia del Derecho.

    A partir de 2021, la Revista Seqüência - Estudios Jurídicos y Políticos tendrá sus artículos publicados a través del sistema de publicación continua (Aread of Print - modalidad AOP).

    Recomendado por SciELO como una posibilidad innovadora de publicación, el sistema no requiere esperar la composición completa de los temas, lo que promueve la rapidez en el proceso de comunicación y la disponibilidad de la investigación. Cada artículo se publica al final del proceso de revisión/evaluación final.

    Publica: artículos inéditos, informes de investigación y reseñas.

    Idiomas: portugués, español e inglés.

  • Texto & Contexto Enfermería

    Texto & Contexto Enfermagem es la revista del Programa de Post-Grado en Enfermería de la Universidad Federal de Santa Catarina,. Fue creada en enero de 1992, teniendo su primera edición publicada en junio de 1992. Su Reglamento Interno fue aprobado en julio de 1992, con actualizaciones periódicas, cuya última versión fue aprobada en 2021.

    Texto & Contexto Enfermagem es una publicación periódica de circulación internacional. Publica artículos técnico-científicos relacionados con el área de la Salud y, en particular, de Enfermería, en formato de libre acceso en portugués, inglés o español, cabe destacar que una de las versiones del artículo debe estar obligatoriamente en inglés.

  • Geosul

    A Revista GEOSUL foi criada em 1986, com o objetivo de publicar e divulgar as pesquisas do corpo docente e discente de pós-graduação. Consolidou seu papel como veículo de âmbito nacional, publicando também artigos de pesquisadores de outras instituições nacionais e do exterior. 

    Publica: artigos, resenhas, entrevistas e traduções.

    Idiomas: português e espanhol. 

  • Travessia

    Travessia é uma publicação do Publicação do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina.

    Seu objetivo era difundir o conhecimento novo e inovador sobre temáticas relacionadas ao campo da Literatura e da Teoria Literária. 

    A Travessia foi publicada até o número 39 de 1999, quando passou a ser editada sob o título Outra Travessia.

    O periódico Travessia está hospedado no Portal de Periódicos UFSC apenas como histórico institucional. Estão disponíveis as edições de 1980 a 1999.

     

  • Zero-a-Seis

    A Zero-a-Seis  classificada na Avaliação de Periódico do Quadriênio 2017-2020 com o Qualis Capes A3 na área da Educação publica em seu conteúdo: artigos inéditos; artigos traduzidos relacionados à área; resenhas de livros e entrevistas com pesquisadores e professores da área da educação infantil e de áreas que buscam contribuir com o diálogo disciplinar a fim de compreender mais amplamente a infância e as relações educativas. Informamos que a revista recebe trabalhos em fluxo contínuo para suas edições.

    Objetivando manter a ideia que deu origem à Zero-a-Seis, ou seja, ser um espaço para os/as alunos/as de graduação e também os/as professores/as das redes municipais divulgarem suas experiências cotidianas em contextos coletivos de educação infantil, mantemos as Seções: Cotidiano, Relatos, Resenhas e Outras Linguagens.

    Idiomas: português, inglês, espanhol, italiano e francês.

  • Ilha Revista de Antropologia

    A ILHA - Revista de Antropologia propõe-se a divulgar artigos originais sobre temáticas que privilegiem pesquisas e discussões teóricas tendo em vista o desenvolvimento da Antropologia.

    Editada pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina desde 1999.

     

  • Revista Mundos do Trabalho

    Revista Mundos do Trabalho (e-ISSN: 1984-9222) es una publicación digital conjunta de la Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)  y Associação Nacional de História do Trabalho (ANAHT) / GT Mundos do Trabalho da Associação Nacional de História (ANPUH) (Asociación Nacional de Historia Laboral - GT Mundos del Trabajo / ANPUH, Brasil). Su objetivo es difundir la producción académica brasileña e internacional en el área de Historia Social del Trabajo.

    La revista ha adoptado la publicación continua desde 2019. El tiempo medio entre el inicio del proceso de envío y la publicación es de ocho semanas. Tiene una calificación A1 en el Área de Historia del sistema brasileño para la evaluación de revistas Qualis / CAPES. Su contenido está catalogado en varios indexadores de metadatos, buscadores, bibliotecas virtuales, repositorios y servicios de preservación de contenido digital (consultar aquí).

    La revista recibe artículos en flujo continuo para sección libre y artículos para dossiers temáticos, además de reseñas, entrevistas, comentarios sobre fuentes primarias inéditas, debates y conferencias, en portugués (Brasil), español o inglés. Los envíos son examinados por el equipo editorial y evaluados por revisores externos. El título mínimo requerido para la presentación de manuscritos es el de doctor. Excepcionalmente y a criterio del Equipo Editorial, se podrán evaluar manuscritos destacados presentados por autores con titulaciones inferiores.

    La revista no cobra tarifas y el contenido está disponible en Acceso Abierto.

    Mundos do Trabalho cuenta con el apoyo de la Universidad Federal de Santa Catarina (UFSC), que aloja sus servicios en el Portal de Periódicos UFSC. La revista está financiada por los Programas de Posgrado en Historia de la Universidade do Estado da Bahia (UNEB) y de la Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

  • Perspectiva

    Revista Perspectiva, editada desde 1983, es una publicación del Centro de Ciencias de la Educación de la UFSC, que tiene como objetivo divulgar la producción académica sobre educación, visando una profundización teórica y crítica de los temas y avances en las discusiones sobre cuestiones en el campo de la educación y investigaciones producidas en Brasil y en el exterior.

    Perspectiva publica textos nacionales e internacionales inéditos que versan sobre educación, especialmente aquellos que resultan de investigaciones realizadas, de carácter teórico o empírico, que presentan aportes sobre temas candentes en el área.

    A partir de 2021, la revista adopta la modalidad de publicación de flujo continuo, con 4 números abiertos simultáneamente, que reciben los artículos tan pronto como son aceptados y maquetados.

    Accede al menú "ediciones en flujo continuo" para descubrir las publicaciones más recientes.

  • Ponto de Vista: revista de educação e processos inclusivos

    A Revista Ponto de Vista foi editada de 1999 a 2008 com o objetivo de divulgar a produção acadêmica relacionada com os processos inclusivos na educação, propiciando a troca de informações e o debate sobre as questões e temas emergentes envolvendo as marcas sociais da diferença.

    A revista Ponto de Vista está hospedada no Portal de Periódicos UFSC apenas como histórico institucional. Estão disponíveis somente as edições de 1999 a 2008.

  • Revista Eletrônica de Educação Matemática

    A Revista Eletrônica de Educação Matemática - REVEMAT é vinculada ao Grupo de Pesquisa em Epistemologia e Ensino de Matemática (GPEEM) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

    Visa promover o aprofundamento da investigação sobre temas ligados à epistemologia, à formação de professores e ao ensino e aprendizagem da matemática, com ênfase nas contribuições dos estudos semióticos na aprendizagem de conceitos. Pretende contribuir para o adensamento da pesquisa e difusão de conhecimentos em educação matemática e científica, em permanente articulação com a prática pedagógica escolar.

     
  • Revista Contemporânea de Contabilidade

    A Revista Contemporânea de Contabilidade (RCC) tem por missão interagir com diferentes públicos e instituições no que diz respeito aos conhecimentos contábeis, tanto em nível nacional como internacional, divulgar e fomentar o desenvolvimento de metodologias e procedimentos nas áreas do ensino, da pesquisa e da extensão em atividades contábeis, e contribuir para a formação humana e profissional nos limites das discussões e possibilidades das Ciências Econômicas e Sócio-Aplicadas.

    Publica textos inéditos, que abordem a Contabilidade em geral, na modalidade de artigo.

    Idiomas: português, inglês e espanhol.

  • Revista de Ciências Humanas

    A Revista de Ciências Humanas - RCH divulga a produção acadêmica nacional e internacional no campo das Ciências Humanas, privilegiando abordagens interdisciplinares.

     

  • Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL

    La Revista Gestión Universitaria en América Latina - GUAL es un periódico que posee como enfoque estimular la investigación y el debate sobre asuntos emblemáticos que alcanzan a la Gestión Universitaria y a la Educación Superior en América Latina. Presenta resultados de investigaciones científicas en forma de artículos que son publicados en formato electrónico, con acceso libre e irrestricto a su contenido. La Revista está vinculada al Instituto de Investigaciones y Estudios en Administración Universitaria, de la Universidad Federal de Santa Catarina - INPEAU/UFSC. Hasta el año 2010 poseía periodicidad anual y a partir del 2011 pasó a ser cuatrimestral. Su público está constituido por dirigentes de las instituciones de educación superior, investigadores, profesores y estudiantes.

    Acceda a las ediciones de la Revista GUAL pinchando aquí.

    La Revista GUAL está clasificada en el Qualis del CAPES como B3, en el área de Administración, Ciencias Contables y Turismo. Acceda aquí a los criterios considerados por el CAPES para el área.

    El Equipo Editorial de la Revista también sigue las normas contenidas en el Manual de Buenas Prácticas de la Publicación Científica del ANPAD. Pinche aquí para acceder al documento.
  • Revista Katálysis

    Breve Historia

    La Revista Katálysis, creada en 1997 y publicada ininterrumpidamente desde entonces, es editada por el Programa de Posgrado en Trabajo Social y la Licenciatura en Trabajo Social de la Universidad Federal de Santa Catarina. Tiene una clasificación A1 por Qualis/Capes. Su objetivo es publicar producciones científicas relevantes al Trabajo Social y temas de áreas afines que abarquen la docencia, la investigación y la extensión y la práctica profesional. A través de artículos científicos originales busca abarcar temas de las ciencias humanas y sociales, las ciencias sociales aplicadas y sus relaciones con otros campos del conocimiento. La Revista es una publicación periódica arbitrada, indexada y de circulación nacional e internacional.

     

  • Scientia Traductionis

    Scientia Traductionis é um periódico acadêmico digital vinculado à Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) editado de 2005 a 2014.

    Criado inicialmente como veículo de divulgação de trabalhos discentes da PGET, Scientia Traductionis redirecionou-se, expandiu-se e refez sua linha editorial a partir de sua edição de nº 7.

    O periódico Scientia Traductionis está hospedado no Portal de Periódicos UFSC apenas como histórico institucional. Estão disponíveis somente as edições de 2005 a 2014.

  • Texto Digital

    A revista Texto Digital propõe-se a ser um espaço para publicação nas áreas de Literatura, Linguística, Educação e Artes, sem privilegiar correntes críticas ou metodologias específicas. Editada desde 2004 pelo Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NuPILL), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Literatura e ao Departamento de Línguas e Literaturas Vernáculas do Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina. 

    Publica: artigos, entrevistas e resenhas.

    Idiomas: português, inglês, espanhol, francês, italiano e catalã. 

    Recebe textos no sistema de fluxo contínuo.

  • Textos de Economia

    A Revista Textos de Economia (TEC), criada em 1986, com periodicidade semestral, destina-se a publicação de artigos científicos originais sobre temas no âmbito da Economia e áreas afins, a partir de uma visão pluralista, aberta às diferentes correntes de pensamento econômico e orientações de pesquisa.

     

  • Working Papers em Linguística

    Working Papers em Linguística é uma revista semestral do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem por objetivo fomentar e incentivar a pesquisa no campo de estudos da linguagem, bem como estimular e possibilitar a publicação e a divulgação de trabalhos inéditos de professores e pesquisadores, vinculados a instituições de ensino e pesquisa nacionais ou internacionais.

    Publica: artigos, entrevistas, ensaios, traduções e resenhas.

    Idiomas: português, inglês e espanhol.