Quadragésimo aniversário da Revista Insula

Autores

  • Comissão Editorial Revista Insula (Florianópolis)

Resumo

Revista do Horto Botânico - é um periódico de distribuição anual, que tem como objetivo principal publicar e divulgar trabalhos científicos inéditos e originais de pesquisadores nacionais ou estrangeiros, relacionados às distintas áreas da Botânica.

A INSULA, com a edição deste volume, completa quarenta anos de publicação ininterrupta. Foi idealizada e criada em 1969 por iniciativa do Professor Ranulpho José de Souza Sobrinho, à época titular da cadeira de Botânica Aplicada a Farmácia, vinculada à Faculdade de Farmácia e Bioquímica da Universidade Federal de Santa Catarina. A Revista destinava-se a divulgar os trabalhos científicos desenvolvidos pelo Centro de Pesquisas e Estudos Botânicos – CEPEB - da Universidade Federal de Santa Catarina, mais tarde Horto Botânico e atualmente Departamento de Botânica.

O Professor Ranulpho José de Souza Sobrinho, diretor responsável pela revista de 1969 a 1975, juntamente com seus colaboradores, professores Antonio Bresolin e Roberto Miguel Klein, assumiu perante a comunidade científica compromisso de arcar com todas as despesas decorrentes da publicação de uma revista científica.

Seu idealizador sempre contou com a inestimável colaboração das autoridades da UFSC, na pessoa de seus Reitores e Pró-Reitores, o que permitiu que fosse possível a manutenção da permuta. Nos últimos vinte anos, o Professor Carlos Fernando Miguez, desde que foi Vice-Diretor do Centro de Ciências Biológicas-CCB (1988) até a presente data, muito tem se empenhado em gestionar junto à Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina a busca de recursos para a manutenção e divulgação da Insula. A edição de 40 anos da Insula teve seus custos de impressão ofertados pela Direção do Centro de Ciências Biológicas, na pessoa da diretora, Professora Sônia Gonçalves Carobrez.

A INSULA teve seus dois primeiros números publicados e distribuídos no mesmo ano de sua criação-1969. Passados quarenta anos, este periódico conta com 38 números publicados e um conselho científico formado por pesquisadores de renome nacional e internacional. Os 38 volumes publicados e 1 suplemento, reúnem 164 trabalhos originais.
Ao longo destes quarenta anos, tornou-se uma referência para a divulgação das pesquisas botânicas, realizadas por pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

A INSULA é distribuída, por permuta, a 200 Instituições nacionais e 400 Instituições no exterior e, a partir de 2010, graças a um esforço conjunto do Departamento de Ciências da Informação, da Biblioteca Universitária e do Departamento de Botânica da Universidade Federal de Santa Catarina, passará a fazer parte do Portal de Periódicos desta instituição, consolidando nossa inserção na padronização de periódicos pela plataforma SEER do IBICT, estabelecido conforme as políticas do open acess, portanto sem fins lucrativos, e sem custos para obter ou publicar artigos por meio eletrônico.
É com satisfação que ao completar quarenta anos de publicação dá-se mais este passo na promoção da botânica brasileira e suas pesquisas.

Comissão Editorial

Biografia do Autor

Comissão Editorial, Revista Insula (Florianópolis)

Downloads

Publicado

2010-07-18

Edição

Seção

Editorial