In Memoriam: Roberto Miguel Klein, 1923- 1992

Autores

  • Equipe Editorial

Resumo

Com saudades recordamos nosso amigo e mestre Dr. Roberto Miguel Klein, botânico e ecólogo, falecido com a idade de 69 anos no dia 13 de novembro de 1992.

Roberto Miguel Klein nasceu em Montenegro (RS), em 31 de outubro de 1923. Foi casado com Maria Marta Hildebrando (Dona Martinha) com a qual teve três filhos.

Doutorou-se em Botânica (sub-áréa de ecologia) na Universidade de São Paulo - USP em 1979. Foi professor nas Universidades do Vale do Itajal (UNIVALI), da Região de Blumenau (FURB), Federal de Santa Catarina (UFSC) e Federal de Curitiba (UFPR).

Sua carreira de botânico iniciou-se em 1949 quando assumiu a chefia da equipe de ecologia do Instituto de Malariologia - SC. Nesta atividade realizou estudos fitossociológicos da Floresta Tropical Atlântica juntamente com Henrique Pimenta Velozo e Raulino Reitz, contribuindo para a erradicação desta epidemia no Sul do Brasil. Em 1953 assumiu a curadoria do Herbário Barbosa Rodrigues, cargo que manteve até a sua morte. Nos levantamentos de campo se dedicou a observar as características ecológicas de cada uma das espécies, notadamente as arbóreas. Homem de visão ampla, dominou a sistemática das espécies arbóreas catarinenses, sua ecologia, seus potenciais na recuperação das florestas antropizadas e no manejo das florestas tropicais.

Sua maior ambição como botânico era o término da Flora Ilustrada Catarinense, obra que, juntamente com Raulino Reitz idealizou e trabalhou durante toda a sua vida profissional. Nesta obra participou de várias monografias e caracterizou a ecologia de todas as espécies publicadas.

Idealizou, juntamente com Ranulpho de Souza Sobrinho e Antonio Bresolin a Flórula da Ilha de Santa Catarina, o Herbário FLOR e a Revista Insula - UFSC, onde publicou vários artigos.

Depois da morte de Raulino Reitz (novembro de 1990), Roberto M. Klein adoeceu gravemente e ficou impossibilitado de trabalhar. Mas ele e o velho amigo, ambos mortos, conseguiram tornar o Herbário Barbosa Rodrigues conhecido mundialmente e o Estado de Santa Catarina o estado brasileiro melhor conhecido botanicamente.

Downloads

Publicado

1993-01-01

Edição

Seção

Obituário2