Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis visa prover um fórum para estudos interdisciplinares em todas as áreas do conhecimento, em especial as Ciências Humanas. Os editores crêem que um entendimento abrangente dos fenômenos requer uma abordagem interdisciplinar. Nesse sentido, a Revista aceitará contribuições originais com temática interdisciplinar, estabelecendo pontes entre disciplinas principalmente em áreas temáticas tais como Estudos de Gênero, Sociedade e Meio Ambiente e Condição Humana na Modernidade. Serão aceitos artigos em português, inglês, e espanhol com a finalidade de divulgar as investigações interdisciplinares originadas em diversos países e também facilitar o acesso aos textos originais. A revista publicará também, em seções próprias, entrevistas, traduções de capítulos de livros não editados anteriormente em língua portuguesa. A INTERthesis publica contribuições teóricas que sejam sustentadas por ampla pesquisa bibliográfica e pesquisas empíricas metodologicamente fundamentadas e adequadamente analisadas. Os artigos devem ser caracterizados por uma reflexão crítica sobre temas e áreas de conhecimento relevantes à interdisciplinaridade, empregando linguagem clara e objetiva.

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

Condição Humana na Modernidade (CHM)

Área dedicada ao estudo dos diferentes aspectos da condição humana contemporânea, dando relevo tanto a questões teóricas como a questões específicas sobre a ação e organização social, grupal e individual no mundo hodierno. Busca-se esclarecer e compreender os fenômenos complexos subjacentes aos grandes dilemas da humanidade nos tempos modernos, enfocando tanto a globalização e suas influências sobre a técnica e o trabalho,quanto as representações grupais e individuais resultantes das mudanças socioculturais em curso.

Estudos de Gênero (EGE)

Estudos interdisciplinares dos discursos, histórica, social e culturalmente constituídos, sobre as diferenças sexuais - estudos de gênero. Desenvolve temáticas como política, sexualidade, saúde, direitos reprodutivos, trabalho, família, gerações, violência doméstica, comunicação, homossexualidade, identidade, subjetividade. Integra os núcleos de estudos de gênero dos diferentes departamentos e cursos do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, no exercício da interdisciplinaridade, com objetivo de incentivar pesquisas e constituir-se em canal de difusão dos trabalhos desenvolvidos na área.

Sociedade e Meio Ambiente (SMA)

Estudo interdisciplinar da problemática sócio-ambiental em sentido amplo dentro do debate sobre a globalização dos riscos e dos desafios sobre a sua governabilidade, com destaque para temas teóricos e aplicados relacionando qualidade de vida com avaliação de impactos ambientais, planejamento ambiental, desenvolvimento sustentável, papel das ciências na análise dos problemas ambientais e tecnológicos e aspectos éticos destas questões.

 

 

Políticas de Seção

Artigos

Os artigos publicados são originais, uma contribuição de caráter acadêmico e/ou técnico-científico destinada a divulgar resultados de pesquisa de científica, de natureza empírica, experimental ou conceitual.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Processo de Avaliação por Pares  - O processo de avaliação utilizado é o "blind review"(duplo-cego) e anônimo.  O texto recebido para uma seção específica será avaliado previamente pelo(s) Editor(es), segundo o conteúdo do item 1 do Roteiro de Avaliação dos Manuscritos. Em caso de uma avaliação negativa, o autor será notificado num prazo de 15 dias. Se obtiver uma avaliação positiva, o manuscrito aprovado será encaminhado por um Editor de Seção para dois pareceristas [reviewers] externos à INTERthesis, aos quais caberá, num prazo de até 04 (quatro) semanas, a análise, aprovação (com ou sem exigências) ou recusa do mesmo. Caso haja divergência nas avaliações, um terceiro avaliador escolhido pelo Editor, entre os membros do Conselho Editorial, dará o parecer final. O Editor de Seção responsável pelo processo de avaliação do manuscrito notificará o autor da aceitação ou recusa do mesmo. No caso de “aceitação com mudanças e/ou correções”, o autor terá um prazo de 10 dias para encaminhar à INTERthesis o manuscrito revisto. Após esse prazo o manuscrito será aceito, mas perderá a sua posição na lista de manuscritos registrados na INTERthesis passando a ocupar o último lugar dos manuscritos registrados. O Editor de Seção responsável pelo processo de avaliação do manuscrito tem, por sua vez, um prazo de 10 dias para verificar se o texto revisado atendeu ou não às exigências dos pareceristas, e informar ao Editor que o texto foi “aceito para publicação”. No caso da avaliação final ser “manuscrito rejeitado”, o autor do manuscrito será notificado sobre o motivo da recusa. A ordem para publicação dos manuscritos será definida pelo Editor, segundo critérios de oportunidade e conveniência. Os editores reservam-se o direito de efetuar pequenas alterações e/ou pequenos cortes nos textos recebidos para adequá-los às normas da INTERthesis, mantendo sempre o estilo e o conteúdo dos mesmos.

Artigos apresentados em eventos científicos:

O artigo submetido que foi apresentado em evento científico é analisado pelo Editor quanto ao tipo de apresentação realizada no evento. Normalmente são aceitos para ‘avaliação por pares’ artigos que foram apresentados oralmente. A INTERthesis entende que um texto apresentado em evento científico recebe contribuições que levam a novas reflexões sobre o tema. Entretanto, o texto só poderá ser aceito para ‘avaliação por pares’ se o autor o reelaborar, pois entende-se que este último texto será inédito em relação ao primeiro, assim passível de ser aceito para avaliação. Caso o manuscrito seja aceito será mencionado em nota de rodapé que é oriundo de apresentação realizada no evento científico.

 

Periodicidade

INTERthesis é uma publicação quadrimestral e os meses de publicação são: Janeiro, Maio e Setembro.

 

Política de Acesso Livre

Política de Acesso Livre

Esta revista proporciona acesso publico a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

 

Preservação Digital

Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis se preocupa com o acesso ao conteúdo a longo prazo. Caso ocorra algum sinistro nos servidores, os arquivos digitais da revista estão preservados na Rede Cariniana, que utiliza o programa LOCKSS. O LOCKSS cria um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes, o qual permite que elas criem  arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

 

 

Qualis - CAPES - Quadriênio 2013-2016

Disponivel em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf 

INTERDISCIPLINAR

B2

FILOSOFIA

B2

HISTÓRIA

B2

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO

B3

CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS

B3

CIÊNCIAS AMBIENTAIS

B3

COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO

B3

DIREITO

B3

ECONOMIA

B3

EDUCAÇÃO

B3

PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL / DEMOGRAFIA

B3

PSICOLOGIA

B3

SERVIÇO SOCIAL

B3

SOCIOLOGIA

B3

EDUCAÇÃO FÍSICA

B4

ENSINO

B4

ENFERMAGEM

B4

GEOGRAFIA

B4

ENGENHARIAS I

B5

GEOCIÊNCIAS

B5

LINGUíSTICA E LITERATURA

B5

MEDICINA VETERINÁRIA

B5

SAÚDE COLETIVA

B5

 

Ética e boas práticas para publicação

Editores

A prática editorial e a relação do editor com autores e avaliadores estão amparadas no Código de conduta para editores, do Committee on Publication Ethics (COPE).

Toda decisão editorial se fundamenta na relevância, originalidade, clareza e validade do artigo para atendimento do escopo da revista.

Avaliadores

A avaliação se baseia no mérito do trabalho, não influenciada, positiva ou negativamente, por motivos pessoais, financeiros ou preconceitos intelectuais.

As submissões e os detalhes das revisões são mantidos sob confidencialidade.

O avaliador deve se certificar de qualquer potencial conflito de interesse na revisão da submissão. Ao se deparar com alguma irregularidade, o editor é comunicado, como por exemplo: identificação de plágio; fabricação, falsificação dos resultados; publicação redundante.

Autores

A indicação de autoria num artigo científico se deve apenas àqueles que:

 a) contribuem intelectual, direta e substancialmente na concepção da pesquisa/artigo (aquisição, análise ou interpretação dos dados apresentados);

b) participam na construção das versões preliminares ou revisão crítica do conteúdo do artigo;

c) responsabilizam-se pela autoria a fim de garantir exatidão e integridade do artigo.

 O(s) autor(es) deve(m) apresentar a declaração de existência do conflito de interesse quando for o caso.