Apresentação

Autores

  • Paulo Henrique Freire Vieira Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC
  • Claire Marie Thuillier Cerdan Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2013v10n2p1

Resumo

Dossiê:

Desenvolvimento territorial, sistemas agroalimentares localizados e ecologia

Este dossiê focaliza um dos tópicos essenciais do debate atual sobre a dimensão territorial das novas estratégias de desenvolvimento sensíveis ao agravamento da crise socioecológica global, a saber: os desafios ligados à ativação e à integração em rede de sistemas agroalimentares localizados.

Para a sua composição, foram reunidas algumas das contribuições apresentadas e debatidas durante o VI Congresso Internacional sobre Sistemas Agroalimentares Localizados – Os SIAL face às oportunidades e desafios do novo contexto global, realizado na cidade de Florianópolis, no período de 21 a 25 de maio de 2013. Este evento foi promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pelo Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (CIRAD). Da organização das palestras, mesas-redondas e oficinas participaram, além da UFSC e do CIRAD, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), um conjunto de instituições de pesquisa e ensino sediadas em outros estados (UFMG, IEA/SP, UFS, UFRGS) e também parceiros argentinos e mexicanos vinculados à RED SIAL Latino Americana.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Freire Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Doutor em Ciência Política pela Ludwig-Maximilians-Universität München, Alemanha. Professor titular do departamento de sociologia e ciência política da Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisador do CNPq. Coordena o Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

Claire Marie Thuillier Cerdan, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Doutora em Geografia Humana, Econômica e Regional pela Universidade de Paris-Nanterre, França. Professora do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil. Pesquisadora do Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (CIRAD), França.

Publicado

09.12.2013

Edição

Seção

Dossiê: Desenvolvimento territorial, sistemas agroalimentares localizados e ecologia