Os desafios contemporâneos da produção do conhecimento: o apelo para interdisciplinaridade

Autores

  • Claude Raynaut Universidade de Bordeaux, França

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2014v11n1p1

Resumo

Estamos atravessando hoje um momento de reconstrução radical na forma de se pensar tanto o mundo material dentro do qual vivemos e atuamos como a relação que nós, Seres humanos, estabelecemos – individual ou coletivamente – com esse mesmo mundo. O movimento que está acontecendo agora apela por novos paradigmas, novas categorias de pensamento, novas metodologias de pesquisa, novas formas de ensino. Muitos dos problemas que a ciência e as técnicas contemporâneas devem enfrentar não se deixam reduzir ao recorte disciplinar em função do qual se estruturaram historicamente as instituições de ensino e de pesquisa. Colaborações impõem-se entre cientistas com formações marcadas por uma alta especialização. Fronteiras conceituais estabelecidas entre áreas de conhecimento distintas tornam-se permeáveis. Trocas e ajustes metodológicos são necessários. O apelo para a colaboração interdisciplinar expressa-se hoje com cada vez mais força. Pontes são lançadas entre abordagens setoriais da realidade. Interdisciplinas nascem e acham espaço institucional. As inovações tecnológicas mobilizam competências oriundas de horizontes científicos longínquos. Apesar dessa pujante dinâmica histórica, inúmeros obstáculos permanecem. Alguns deles são expressão de resistências institucionais e de confrontos interpessoais. Outros originam-se na rigidez intelectual imposta por uma formação acadêmica altamente especializada. Até hoje, não se encontra uma definição da interdisciplinaridade que seja consensual, e menos ainda uma doutrina estabelecida que possa ser aplicada ao trabalho de campo. Torna-se, então, imprescindível contribuir a clarificar as bases teóricas e metodológicas sobre as quais pode-se construir um projeto de prática concreta da interdisciplinaridade no domínio do ensino e da pesquisa.

Biografia do Autor

Claude Raynaut, Universidade de Bordeaux, França

Doutor em Etnologia e Diretor de Pesquisas no Centro de Pesquisas Científicas da França (CNRS) da Universidade de Bordeaux, França.

Antropólogo, doutor em Antropologia pela Universidade de Bordeaux em 1968. Foi pesquisador no Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), da França (1969-2005). Professor associado na UFPR. Doutor Honoris Causa da UFPR. Desde os meados dos anos 1970, lançou e coordenou vários programas de pesquisa interdisciplinar sobre questões ambientais, sanitárias, socioeconômicas na África e, a partir dos anos de 1990, no Brasil. Criou, na Universidade de Bordeaux 2, o Laboratório de Pesquisa “Santé, Sociétés, Dévelopement” e o grupo associativo de pesquisa Groupe de Recherches Interdisciplinares sur Le Développement (GRID)

Downloads

Publicado

12.06.2014

Edição

Seção

Dossiê: Interdisciplinaridade no ensino, na pesquisa e na extensão. Org.: Prof. Dr. Javier Vernal