Interdisciplinaridade e complexidade: uma construção em ciências humanas

Autores

  • Carlos Alberto Severo Garcia Jr. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC
  • Marta Inês Machado Verdi Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2015v12n2p1

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Ciências Humanas, Pesquisa, Ensino Superior

Resumo

O presente ensaio é um percurso de reflexão em torno de conceitos relacionados à construção e produção de conhecimentos interdisciplinar em ciências humanas. Parte-se de ponderações sobre os conceitos de disciplinaridade, multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e desdobra-se na discussão do pensamento complexo proposto por Edgar Morin. Compreende-se que a partir da aventura interdisciplinar é possível ponderações acerca das relações e transformações da condição humana frente aos novos alicerces de saberes na modernidade e suas consequências sociais, econômicas e subjetivas.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Severo Garcia Jr., Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Doutorando do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor na Graduação do Curso de Medicina Universidade do Vale do Itajaí, Florianópolis, SC.

Marta Inês Machado Verdi, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Doutorado em Enfermagem, área Filosofia da Saúde, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Departamento de Saúde Pública, professora orientadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, líder do Núcleo de Pesquisa em Bioética e Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC.

Downloads

Publicado

2015-12-15

Edição

Seção

Artigos - Condição Humana na Modernidade