Guerra e paz no século XXI

Autores

  • Hector Ricardo Leis
  • Marcial Alécio Garcia Suarez

Resumo

Atualmente, predomina em Ocidente um senso comum distante da compreensão do fenômeno da guerra que se explica pelo deslizamento da perspectiva de análise do Estado para o da sociedade civil, assim como da perda sentido histórico e civilizatório da ação humana. O texto argumenta que por trás das críticas ao unilateralismo dos EUA se encontra um grave problema de percepção da realidade que dificulta o correto desenvolvimento do debate na área das relações internacionais. Conclui-se o texto conjeturando que a atual ordem internacional está em transição, tendo sido detonada pela emergência do terrorismo global, que acabou levando aos EUA e outros países a assumir um decisionismo bélico contra qualquer tipo de ameaça à segurança global.

Biografia do Autor

Hector Ricardo Leis

Doutor em Filosofia pela Pontifica Universidade Católica de Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Professor dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia Política e Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Marcial Alécio Garcia Suarez

Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutorando em Ciência Política pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ. Desenvolve pesquisa na área de Ciência Política com ênfase em Relações Internacionais, atuando principalmente nas seguintes áreas: Ciência Política e Relações Internacionais.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

01.01.2005

Edição

Seção

Artigos